Anasarca: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento da possível condição que fez rosto de Joelma inchar

A cantora foi internada nesta quarta-feira, 8 de junho, após apresentar inchaço no corpo.

PUBLICIDADE

A cantora Joelma deixou os fãs assustados recentemente ao surgir com o rosto muito inchado. O fato acabou viralizando nas redes sociais e a famosa se manifestou sobre o assunto para explicar o que estava acontecendo. De acordo com a rainha do calipso, o inchaço é uma das sequelas da Covid-19.

Nesta quarta-feira, 8 de junho, Joelma buscou ajuda médica e acabou sendo internada por causa do inchaço no corpo. Inclusive, ela revelou que testou positivo para Covid-19 pela quarta vez e que toda vez as sequelas acabam retornando, sendo uma das principais o inchaço no rosto. Segundo informação do colunista Leo Dias, Joelma sofre de Anasarca.

Mas, afinal de contas o que é anasarca?

A anasarca é um termo usado pelos médicos que faz referência a um inchaço, podendo também ser chamado de edema. É um acúmulo de líquido generalizado que pode ocorrer em virtude de vários problemas de saúde. Além do inchaço no corpo, a condição pode causar outros sintomas, tudo vai depender da gravidade e de quais órgãos foram acometidos.

Sintomas

A anasarca é um inchaço generalizado que acomete o corpo e isso pode acabar levando ao aparecimento de outros sintomas. Entre eles estão: alteração na pressão (podendo ficar muito alta ou baixa demais), batimentos cardíacos elevados, dificuldade para conseguir caminhar, problemas nos rins ou fígado e dificuldade para conseguir abrir os olhos, caso o edema na face seja muito intenso.

Em casos graves, o indivíduo com a doença pode ter dificuldade para conseguir respirar, dor no peito e falta de ar. Neste tipo de situação é importante buscar ajuda médica o mais rápido possível, pois esses sintomas podem ser associados ao edema pulmonar, que é o acúmulo de líquido dentro dos pulmões. A condição é grave e precisa de intervenção médica urgente.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado através de um exame clínico. O profissional vai observar as características e caso necessário pode solicitar exames complementares, como ultrassonografia, radiografia, tomografia ou exame de sangue.

Tratamento

A escolha do melhor tratamento vai depender das causas que levaram ao desenvolvimento da condição. Contudo, na maior parte dos casos consiste principalmente no uso de medicação diurética.