Zoológico de Rio Preto acolhe filhotes de tamanduá-bandeira abraçados no corpo sem vida da mãe; dois gêmeos

Veterinário afirmou que caso de tamanduás-bandeira gêmeos, encontrados com a mãe, é extremamente raro.

PUBLICIDADE

O Zoológico Municipal da cidade de São José do Rio Preto, localizado no interior do estado de São Paulo, acolheu três filhotes fêmeas de tamanduá-bandeira. Os animais são órfãos e tinham poucas chances de sobreviverem sem a mãe.

De acordo com o veterinário Guilherme Guerra, dois deles são gêmeos, o que é algo muito raro para a espécie. O profissional informou que esse tipo de nascimento já foi registrado com animais em cativeiro, porém, não há nenhum registro oficial de que tenha ocorrido na natureza.

Tamanduás-bandeira são acolhidos em zoológico

Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, os filhotes gêmeos foram encontradas em uma área rural do município de Votuporanga, também no interior paulista. Os tamanduás estavam abraçados no corpo da mãe, que foi encontrada com um tiro na região dianteira.

O dono da propriedade rural acionou a Polícia Ambiental, que encaminhou os animais para Rio Preto. Eles pesavam aproximadamente 1,5 quilo e estavam com boa situação de saúde.

O outro filhote foi localizado em outra cidade paulista, Palestina. Este era um pouco menor, pesando 1,3 quilo e tendo aproximadamente 20 dias de vida. São oferecidas mamadeiras de 30 ml, com uma fórmula láctea que foi desenvolvida para se aproximar ao máximo do leite que receberiam da mãe.

Filhotes podem ser soltos

Os animais ficarão em reabilitação para crescerem e se desenvolverem e assim, serem destinados a um programa de soltura monitorada. Caso isso não seja viável, eles farão parte de programas de conservação da vida animal em cativeiro.