Estresse elevado pode levar a sérias consequências: quais são os órgãos afetados pela condição?

Um nível alto de estresse pode provocar sérios problemas no organismo de uma pessoa.

PUBLICIDADE

O estresse é uma condição que tem afetado milhares de pessoas nos dias de hoje. O problema provoca tensão física e emocional podendo surgir como uma reação do corpo. Em níveis baixos é possível dizer que o estresse pode ser algo positivo, pois os sinais que aparecem pode ser um indicativo de alerta que algo não vai bem.

Contudo, a maioria das pessoas costuma sentir um tipo de tensão forte que pode provocar alguns problemas de saúde emocional e física. O estilo de vida da atualidade que é muito agitado ajuda a aumentar a condição tornando algo de difícil o controle.

Uma pesquisa feita pela APA – Associação Americana de Psicologia indicou que 40% dos adultos com estresse tem problema para dormir. Muita gente não sabe, mas a condição está associada a alterações em alguns órgãos. Isso pode reduzir ainda mais a qualidade de vida.

Para você conseguir assimilar melhor os danos causados pelo estresse, esse artigo vai elencar os órgãos afetados pela condição.

Pele

A tensão provocada pelo estresse atua no organismo por meio de uma resposta inflamatória que pode ocasionar obstrução dos poros. A pele pode ficar vermelha acumulando sebo ou pus, ou seja, a pessoa pode sofrer com acne facial.

Pulmões

O órgão pode ter a função alterada reduzindo a resposta imunológica. Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo apontou que poderia existir uma relação entre a asma e o estresse.

Coração

Altos níveis de estresse acabam influenciando na elevação do colesterol, da pressão alta e dos triglicerídeos no sangue. Indivíduos que sofrem com estresse crônico apresentam problemas no ritmo cardíaco.

Olhos

O transtorno pode ocasionar tremores nos olhos, pois estimula um músculo que atua cumprindo a função de levantar as pálpebras. Além disso, o excesso de estresse também está relacionado a visão embaçada.

Rins

A elevação do nível de cortisol devido ao estresse pode fazer com que alguns órgãos sejam afetados pela excreção renal do fosfato. O problema pode provocar fraqueza muscular e outras alterações no corpo.