Dor de barriga, inchaço na barriga e cansaço: sintomas inicias do câncer no fígado que merecem atenção

O câncer de fígado é silencioso e um dos principais responsáveis pelos falecimentos de homens e mulheres no Brasil.

PUBLICIDADE

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o Inca, o câncer no fígado, em 2020, foi a sexta maior causa do falecimento de homens em todo o país. No caso das mulheres, a doença representou a sétima principal circunstância para os óbitos das vítimas. Agressivos, os tumores nesse órgão vital do corpo humano podem representar um risco iminente de vida.

Os sintomas do câncer de fígado tendem a surgir nas fases mais avançadas da doença, ao passo que, nos estágios iniciais, os detalhes costumam passar de maneira despercebida pelos pacientes.

Por isso, além dos exames preventivos, é necessário ficar atento aos sintomas mais comuns, haja vista que quanto mais rápida a descoberta tanto maiores as chances de sobrevida. Dentre os principais sintomas do câncer de fígado estão:

  • a) dor de barriga, sobretudo no lado direito do abdômen, onde é localizado o órgão;
  • b) inchaço na barriga;
  • c) perda de peso sem motivo visível;
  • d) falta de apetite;
  • e) cansaço constante; 
  • f) olhos e pele amarelados.

Cirrose hepática, gordura no fígado e uso de anabolizantes são os principais motivos responsáveis pelo desenvolvimento de câncer no fígado. O tratamento é geralmente feito com o auxílio da quimioterapia, com chances de cura quando descoberto nos estágios iniciais.

Em casos mais graves, cirurgias não são descartadas, em procedimentos nos quais a área afetada é removida. Havendo doenças concomitantes, como a cirrose, o médico pode recomendar o transplante do órgão para elevar as chances de cura.