Os chás estão presentes na humanidade há milênios. O preparo dessa bebida quente, que também pode ser consumida gelada, é fácil e em muitas vezes levam poucos ingredientes que devem ser fervidos ou deixados em infusão em água fervente.
Uma das plantas mais utilizadas e conhecidas para o preparo de chás é o capim-cidreira, também conhecido como melissa ou erva-cidreira. Possui propriedades calmantes e é usada também para evitar as pedras nos rins, auxiliar no emagrecimento e até amenizar a TPM.
Chá que evita pedra nos rins e a TPM
O chá de capim-cidreira auxilia na perda de peso, pois facilita o processo de emagrecimento associado com exercícios físicos. A planta possui citral, que inibe a absorção de gordura pelo organismo.
A erva também pode contribuir para o bom funcionamento dos rins, fígado, bexiga, pâncreas e outros órgãos vitais para o corpo humano. Tem também efeito diurético, ajudando a eliminar toxinas com maior frequência, evitando assim a retenção de líquidos e evitando o aparecimento das terríveis pedras nos rins.
Outro uso da cidreira é por conta do seu efeito calmante. O chá reduz os sintomas de tensão, ansiedade e casos de cólicas menstruais, tudo associado com a tensão pré-menstrual. Esse chá favorece o relaxamento da musculatura lisa, ou seja, diminui dores derivadas da contração do útero durante a menstruação, amenizando a TPM.
Preparo do chá
O chá de cidreira pode ser preparado de várias formas, mas um dos mais indicados é o preparo somente da erva com limão. Para isso, ferva um litro de água com cinco colheres de sopa da erva seca e um limão espremido. Depois de deixar em infusão por 20 minutos, beba três vezes ao dia. Lembrando que chás são auxiliares e não devem ser usados como único tratamento. Consulte o seu médico para saber se você pode tomar chá de erva-cidreira ou de qualquer outra planta.