Posso perder parte íntima se não lavar? Especialista responde a essa pergunta e o que diz é preocupante

A falta de higiene nas regiões íntimas é perigosa e pode causar problemas de saúde seríssimos e irreversíveis.

PUBLICIDADE

Além de lavar o rosto, escovar os dentes e tomar banho, como atividades essenciais para uma boa higiene, o asseio com as partes íntimas também são ações fundamentais no dia a dia. Esse cuidado diário parece óbvio, porém, não é bem assim que acontece com algumas pessoas.

Muitos homens não sabem o quão importante é fazer a higiene íntima da forma correta. Em certas situações, alguns não sabem nem qual é a forma certa de se lavar o pênis. Não assear corretamente a parte íntima, pode provocar o aparecimento do câncer e, em alguns casos, a amputação do órgão.

A importância de lavar as partes íntimas

O pênis deve ser lavado da forma correta ao menos uma vez durante o dia e pode ser durante o banho. Urologistas explicam que a lavagem é simples e com água e sabão. Para uma limpeza correta, o homem deve afastar o prepúcio, expor a glande, ensaboar e enxaguar.

Além da lavagem correta, a área deve ser e seca e permanecer assim ao longo do dia. Essa parte úmida pode provocar uma predisposição a fungos, gerando reação inflamatória e causar coceiras.

Doença pode provocar amputação do membro

Segundo informou o urologista e especialista Rafael Neri, o não cuidado com a parte íntima masculina pode provocar câncer e, em alguns dos casos, pode provocar a amputação do membro. “A desinformação e a dificuldade de acesso à saúde fazem com que muitos homens tenham o órgão genital amputado e morram por câncer de pênis”, disse.

Essa doença representa 2% de todos os cânceres que aparecem nos homens. Neri pontua que essa quantidade até parece pouca, porém, o Brasil é um dos países que mais tem casos da doença em todo o mundo.