Câncer de intestino: o que é, quais os tipos, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença revelada por Simony

Esse artigo vai explicar detalhes sobre o tumor maligno que acometeu a cantora Simony.

PUBLICIDADE

A cantora Simony foi diagnosticada com um câncer no intestino. Ela anunciou a doença através do seu perfil no Instagram. A famosa estava ao lado do seu médico e disse estar muito otimista com o tratamento. O tumor foi detectado durante um exame de rotina. Mãe de quatro filhos, a artista relatou ter conversado com eles sobre o problema de saúde.

Câncer de intestino: o que é?

É um tumor maligno que se desenvolve no intestino. A doença é mais comum no intestino grosso, como reto, ânus e cólon, levando ao aparecimento de sintomas como sangue nas fezes, diarreia frequente e dor abdominal. Apesar de ser considerado mais raro, esse tipo de tumor maligno também pode aparecer no intestino delgado. A enfermidade é mais comum em indivíduos acima dos 50 anos.

Sintomas de câncer no intestino

Os principais sinais da doença são: dor no abdômen, sangue nas fezes, prisão de ventre ou diarreia, cansaço, perda de peso sem motivo aparente e dor na região anal ou sensação de peso. Vale ressaltar que esses sintomas costumam ir surgindo com o avanço da condição. A doença é mais frequente em pessoas com histórico familiar ou quem sofre com enfermidades intestinais.

Diagnóstico e tipos de câncer de intestino

O diagnóstico da doença é feito pelo gastroenterologista ou proctologista após a realização de exames, como colonoscopia, tomografia, sangue oculto nas fezes e dosagem do antígeno carcino embrionário. Esse tipo de tumor maligno pode ser classificado quanto à sua origem. Entre eles estão o adenocarcinoma, carcinoide, linfoma, sarcoma ou leiomiossarcomatumor estromal gastrointestinal, tumor de células escamosas e tumor estromal gastrointestinal.

Tratamento

A indicação do tratamento deve ser feita pelo especialista. No geral, a indicação pode ser cirúrgica com a realização de quimioterapia e radioterapia. Dependendo do caso, o profissional pode indicar que o paciente seja submetido ao tratamento com quimio e radio antes de passar pelo procedimento cirúrgico.