‘Caixaça Econômica’: bar viraliza na web após similaridade com a Caixa e recebe aviso do banco

O estabelecimento com cores e marca parecidos com o banco da Caixa recebeu uma notificação da agência.

PUBLICIDADE

É difícil encontrar similaridade entre um bar e um banco, mas não impossível. O proprietário de um bar decidiu fazer uma mistura inusitada, deixando a fachada do bar similar ao banco da Caixa Econômica, alterando o nome para ‘Caixaça Econômica’, em referência à bebida nacional.

O designer do estabelecimento de bebidas se tornou viral nas mídias sociais nos últimos dias. Em apenas dois dias, um vídeo mostrando a logo teve mais de 2,5 milhões de views.

Por ter viralizado na internet, chamou a atenção da Caixa, que, segundo o dono do bar, pediu que retirassem o logotipo que faz referência à agência. Adilson Ramos, dono do estabelecimento comercial, disse ao G1 que ajustou a fachada, e substituiu a letra “X” pelas letras “CH”. Desse modo, o local continuará sendo chamado de Cachaça Econômica, mas não será uma referência ao banco da Caixa Econômica Federal.

O bar de bebidas está localizado na cidade de Cariacica, na região de Vitória, Espírito Santo. A ideia de um nome e designer comparados ao da Caixa partiu de Adilson Ramos e de Francini Moreira, sua esposa, ambos têm 28 anos. Ele disse que o nome foi escolhido para chamar a atenção na cidade e atrair clientes, mas não esperava que viralizar nas redes.

Ao G1, a Caixa Econômica Federal confirmou que emitiu um aviso para o dono do bar remover a marca de quaisquer anúncios, promoções, aparições ou referências visuais. A Caixa afirmou ainda que é titular dos direitos de uso da marca institucional e que o uso indevido de sua marca constitui crime de violação de propriedade intelectual.