Mulher de 37 anos descobre quadro de Alzheimer; causador está presente na casa de muitos

Mesmo saudável, mulher começou a apresentar perda de memória e declínio cognitivo.

PUBLICIDADE

O cérebro humano ainda é um mistério para a ciência. Mesmo com inúmeras descobertas realizadas nos últimos anos, ainda existem questões a serem analisadas pelos estudiosos a fim de entender seu funcionamento e como certas doenças se manifestam neste órgão.

Em certos casos, o cérebro apresenta falhas capazes de tornar o paciente incapaz de se lembrar de coisas consideradas corriqueiras do dia a dia.

Isso foi o que aconteceu com a australiana Amie Skilton. Aos 37 anos de idade, a mulher passou a sofrer um quadro de demência que lhe tirou a capacidade de lembrar o próprio nome.

O motivo desse quadro de demência considerado prematuro acontecer se deu por conta de uma vulnerabilidade de Amie a fungos.

Após uma infestação de mofo em sua casa, Amie passou por uma sequência de sintomas atípicos: ela apresentou alergias e ganho de peso em pouco tempo. 

Em seguida, suas funções cerebrais começaram a falhar: ela teve dificuldade de concentração, para trabalhar e até para escolher roupas.

A nutricionista decidiu procurar um médico e descobriu estar sofrendo de Alzheimer inalatório. O diagnóstico demorou a sair, pois seus exames não apresentavam alterações consideráveis.

O problema só foi descoberto após uma amiga da australiana comentar com ela que seu marido sofria de problemas de saúde causados pelo mofo. Com isso, ela buscou profissionais para avaliarem a possibilidade de umidade em sua casa.

Após a análise, foi descoberto que a parte de baixo do tapete do escritório e quarto estavam com mofo. O colchão da cama de Amie também estava com mofo, segundo ela, após tirar a capa, o colchão estava verde.

Depois de ter descoberto a doença e iniciar o tratamento, ela mudou de casa e está saudável. Hoje, com 42 anos, a nutricionista ajuda pessoas com problemas parecidos com o dela.

Importante lembrar que o mofo é o fungo que se forma em locais úmidos e escuros sem a circulação de ar. Esse problema é considerado comum em muitas casas e carece de atenção por trazer perigos à saúde.