Após ser diagnosticada com o vírus da Covid-19, a apresentadora Sonia Abrão contou para os seus seguidores, ontem (28) que foi internada devido a uma pneumonia bacteriana. Conforme o médico que cuida dela, a funcionária da Rede TV contraiu a doença junto com a Covid, mas em decorrência dos medicamentos que haviam sido prescritos para tratar a doença, a pneumonia não conseguiu se desenvolver naquele período. Ao parar de tomar os remédios, a bactéria adquiriu força no organismo.
O que é pneumonia bacteriana?
A doença se caracteriza por uma infecção e pela inflamação dos pulmões causada pelas bactérias, que causa os sintomas como tosse, febre a ainda a dificuldade para respirar, que costuma surgir após uma gripe ou resfriado que tende a piorar com o passar dos dias, caso não seja tratado com os medicamentos corretos.
Esse tipo de pneumonia normalmente não é contagiosa, e acontece devido à existência de várias bactérias no sistema respiratório. Quanto mais cedo começar o tratamento com antibiótico, aumentam as chances de prevenir complicações da doença no organismo.
Sintomas da doença
Entre os principais estão: tosse com catarro, febre alta, dor no peito e no corpo, cansaço excessivo e dificuldade para respirar. Geralmente o diagnóstico é feito por um clínico geral por meio de exames como raio-X da região do tórax ou exame de catarro.
A principal causa para a entrada da pneumonia no organismo é a queda da imunidade do paciente, sendo mais comum acontecer em crianças ou idosos, uma vez que estes possuem o sistema imunológico mais frágil.