Professora reprova aluna por trabalho em linguagem neutra – Ela fez contraproposta para recuperar nota

A professora colombiana reprovou a aluna por não ter usado a grafia aceita em seu trabalho.

PUBLICIDADE

A linguagem neutra é um tema que tem está em pauta atualmente, há quem defenda que essa forma de escrever e falar tem o intuito de incluir as pessoas, mas também existe a correte que afirma que as normas gerais de escrita da língua já engloba todos os gêneros, sendo desnecessária a implementação de novas regras na gramática das palavras.

Aluna foi reprovada

Uma professora colombiana chamou a atenção na web após compartilhar uma situação que ocorreu com uma de suas alunas. Segundo a docente, ela solicitou a todos os alunos um trabalho escrito em formato de redação sobre um assunto específico, mas ao corrigir as avaliações, se deparou com uma redação toda em linguagem neutra.

Sara Vanessa Cárdenas, a professora, então resolveu reprovar a aluna, já que segundo ela a avaliação estava completamente errada, considerando as normas ortográficas da Colômbia, que tem como língua materna o espanhol.

A professora deu-lhe uma nova chance

Para tentar ajudar a aluna a passar de ano, já que a nota de sua redação a reprovaria, a professora decidiu dar-lhe uma nova oportunidade e passou uma nova redação que consistia na exposição do tema linguagem de sinais. Segundo a professora, a nova avaliação era para dar uma lição na aluna. “Assim ela aprenderá ‘inclusão’ de verdade”, disse ela em seu post do Twitter.

A professora recebeu o comentário de várias pessoas incentivando sua atitude, pois a linguagem inclusiva era desnecessária, porém, muitos defensores da linguagem neutra retalharam a atitude dela, dizendo ser uma forma de censura contra a aluna.