Entenda por que a falta de auxílio psicológico pode afetar atletas permanentemente

No caso de Caio Martins – jogador brasileiro que já passou por vários times portugueses, tais como: Custóias, Perafita e CD Celoricense –, um psicólogo foi fundamental para lhe auxiliar logo depois que saiu do Brasil, com destino à Portugal.

PUBLICIDADE

Nos últimos anos tem crescido bastante o conhecimento acerca da importância do auxílio psicológico/psiquiátrico para pessoas “comuns” – que não apresentam nenhum transtorno psicológico ou comportamental severo.

Tem-se, lentamente, entendido que ter alguém para conversar sobre QUALQUER assunto, sem que se aja uma “responsabilidade” ou “pressão” em cima do que será dito é muito benéfico para o ser humano, já que muitas vezes estamos rodeados por amigos e familiares, mas não nos sentimos confortáveis de falar sobre determinados assuntos com eles.

Nesse caso, o psicólogo ou terapeuta pode te ajudar MUITO, mas… alguém já se perguntou dos benefícios que um psicólogo pode oferecer a um atleta?

No caso de Caio Martins – jogador brasileiro que já passou por vários times portugueses, tais como: Custoias, Perafita e CD Celoricense –, um psicólogo foi fundamental para lhe auxiliar logo depois que saiu do Brasil, com destino a Portugal.

Mesmo tendo se preparado para a saudade da família e as novas dificuldades que iria enfrentar, é sempre difícil saber 100% o que está pela frente. Sendo assim, o psicológico de Caio foi afetado em um ponto que até seu corpo começou a sentir as consequências.

Além disso, logo após a mudança, Caio acabou sendo dispensado dos treinos do clube português “Vitória de Setúbal”, devido a um problema com a documentação e a cidadania portuguesa. 

Dessa forma, o psicológico de Caio ficou ainda mais afetado e ele acabou recorrendo a um conhecido que trabalhava como psicólogo/terapeuta para tentar amenizar a falta de foco que vinha sentindo em sua vida diária.

Foi dessa forma que, desde aquela época até os dias atuais, Caio mantém contado mensal com um psicólogo, buscando sempre cuidar tanto da saúde mental quanto da saúde física.

“Acredito que todos os homens e mulheres bem-sucedidos devem ter um acompanhamento psicológico, pois você lida com estresse o tempo inteiro e, querendo ou não, o psicólogo te ajuda a aliviar a pressão do dia a dia, além de te ajudar a encontrar o seu eu interior”, diz o jogador.

“Achei, no início, que seria coisa de louco, mas logo percebi que vinha fazendo uma grande diferença, e acredito que para um jogador de futebol – especialmente – é necessário fazer acompanhamento psicológico e fisioterapêutico, é necessário cuidar da saúde mental tanto quanto da saúde física. Se o fisioterapeuta te ajuda a evitar lesões físicas, o psicólogo te ajuda a evitar lesões emocionais”, acrescentou.