Especialistas apontam novo efeito colateral ligado ao uso da pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é um grande aliado das mulheres, mas há vários efeitos colaterais importantes.

PUBLICIDADE

O anticoncepcional é um grande aliado das mulheres no que diz respeito a evitar a concepção. No entanto, é fato que apesar de ser um medicamento que auxilia o público feminino, ele tem alguns efeitos colaterais desagradáveis que são identificados na bula do remédio. Recentemente, essa lista acabou aumentando conforme informação de especialistas.

Pesquisadores da Universidade de Melbourne, localizada na Austrália, afirmaram ter descoberto um efeito colateral novo associado ao uso da pílula anticoncepcional. O resultado da pesquisa mundial foi publicada no dia 16 de agosto, na revista Adaptive Human Behavior na Physiology. No total, 278 estudantes de 21 paises diferentes participaram do estudo.

Os participantes tiveram que responder um questionário com tema relacionados a libido, autoestima e motivação ao longo de um período de 28 dias do ciclo menstrual. Entre as pessoas que participaram da pesquisa, 86 faziam uso regular da pílula contraceptiva ou utilizavam outros métodos como implante hormonal e adesivo. Já 192 não faziam uso de nenhum método hormonal.

As mulheres que tinham um ciclo menstrual regular sem uso de qualquer tipo de hormônio artificial, se sentiam mais motivadas, confiantes e competitivas no meio do ciclo e durante a fase de ovulação. Contudo, outras participantes que estavam fazendo uso da pílula anticoncepcional relataram se sentir menos motivadas e competitivas em média seis vezes mais se comparado as outras durante o mesmo período mensal.

Vale ressaltar que esse é o primeiro estudo que associa a motivação das mulheres ao ciclo menstrual. A pesquisa sugere que o meio do ciclo da mulher pode ser o momento ideal para aquelas que não fazem uso de hormônios marcarem compromissos importantes, como é o caso de uma entrevista de emprego ou mesmo a realização daquelas atividades desafiadoras.

Lindsie Arthur-Hume, responsável pela pesquisa, reconheceu que existem algumas limitações no estudo e que o tema tem que ser explorado mais a fundo. É importante frisar que a pesquisa teve uma quantidade limitada de participantes e foi realizada com o intuito de observação.