Ingerir bebidas alcoólicas pode provocar queda de cabelo, alertam médicos internacionais

A desidratação causada no corpo em função da ingestão da bebida é capaz de comprometer o crescimento e manutenção dos folículos.

PUBLICIDADE

Estudos científicos evidenciam que o consumo exagerado de bebidas com teor alcoólico podem trazer danos contra a saúde dermatológica dos cabelos. O álcool desencadeia deficiências nutricionais, causando ressecamentos e danos muitas vezes irreversíveis aos fios. Além disso, o crescimento, de igual modo, fica comprometido. Unindo todos estes fatores, o resultado pode ser uma indesejável calvície.

“Zinco, biotina, vitamina B12 e ácido fólico são muito importantes para a manutenção da saúde capilar. O consumo a longo prazo de álcool também pode levar à deficiência de vitaminas A, C, D, E e K, que são usadas pelo organismo para sustentar as funções cerebrais de forma saudável e proporcionar crescimento das mechas e das unhas”, alerta a médica dermatologista Jinah Yoo, em entrevista concedida ao jornal britânico The Sun.

O médico David Gateley, a seu turno, ressalta que o estado de desidratação causado pela ingestão desregrada de bebidas alcoólicas promove ressecamento nos folículos capilares. Com o passar do tempo, os fios ficam cada vez mais finos, sendo que, em determinado momento, o organismo desidratado não é mais capaz de manter o adequado crescimento. Neste ponto, os danos são irreversíveis com produtos acessíveis.

As pessoas que temem a hipótese de ficarem carecas devem, portanto, evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Na pior das hipóteses, o indivíduo deve optar por doses moderadas, de modo a amenizar os malefícios oriundos da ingestão.

Outra alternativa, também paliativa, é mesclar o consumo de bebidas alcoólicas com bastante água. Deste modo, a pessoa consegue ao menos amenizar o estado de desidratação decorrente da ingestão do álcool.