Implante anticoncepcional, engorda? As vantagens e desvantagens de um método contraceptivo pouco conhecido

O implante anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos menos conhecidos atualmente.

PUBLICIDADE

Entre diversos tipos de métodos contraceptivos, cada pessoa escolhe qual o melhor para ela. Essa escolha deve ser discutida com um profissional médico e vai depender do quanto a paciente quer ou pode investir. Considerando tantas opções, uma das menos conhecidas é o implante anticoncepcional.

Esse método nada mais é do que uma haste fina e pequena, que deve ser injetada no braço. Após a aplicação, começa a liberar hormônios que evitam uma gravidez indesejada. Como qualquer método, pode haver vantagens e desvantagens.

Vantagens do implante anticoncepcional

Uma das principais vantagens é a sua eficácia, podendo alcançar até 99%, e você não precisa se preocupar em lembrar de usá-lo. Outro ponto positivo é a durabilidade, uma vez que pode funcionar de 3 a 5 anos. Por ficar sob a pele do braço, é imperceptível e invisível.

Alguns incômodos durante a menstruação, como as cólicas, podem ser reduzidos significativamente após o implante. Pode ser utilizado por pessoas que não podem tomar estrogênio e, por fim, um método reversível

Desvantagens

Deve ser inserido nos primeiros cinco dias do período menstrual, caso contrário, deve ser utilizado um método de barreira por um período. Não protege contra DST. Excesso de peso pode afetar a eficácia desse método. Depois da inserção, podem surgir desconfortos, hematomas, dor ou até sangramento.

Implante anticoncepcional engorda?

Um dos possíveis efeitos colaterais desse método é o ganho de peso. Assim como os adesivos contraceptivos e outros métodos parecidos, ele pode engordar e reter líquidos. Esses efeitos ocorrem devido à quantidade de carga hormonal que o método libera no organismo.