‘Dedos de salsicha’, condição que afeta o Rei Charles III chama a atenção; possíveis causas

Dedos inchados do monarca tem chamado a atenção na Inglaterra e em todo o mundo.

PUBLICIDADE

Charles tornou-se o rei Charles III na semana passada, após a morte da Rainha Elizabeth II. A monarca de 96 anos faleceu no Castelo de Balmoral, na Escócia. Charles era o primeiro na linha de sucessão e assumiu o trono. O novo rei tem 73 anos e uma condição tem chamado a atenção há alguns anos.

Charles tem os dedos das mãos inchados. A condição tem repercutido desde 2012, quando o membro da família real visitou um pub e chamou a atenção dos internautas. No ano passado, Charles esteve na Índia e ficou descalço para a entrada em locais considerados sagrados. Os dedos dos pés também estavam inchados.

A condição chamada informalmente de “dedos de salsicha” tem repercutido. O Palácio de Buckingham nunca informou oficialmente o que acontece com Charles. O médico vascular Gustavo Marcatto, ouvido pela Folha de S. Paulo, declarou que este inchaço normalmente acontece devido a problemas cardíacos ou renais.

Varizes e insuficiência venosa crônica podem causar a condição especial. Em alguns casos, a mudança de temperatura e o excesso de calor também podem causar o problema. Há pessoas que ficam com os membros inferiores e superiores inchados após voos longos, com duração superior a duas horas.

Outros fatores que podem interferir é a alimentação e a idade, mas quando somados a problemas como insuficiência renal e cardiopatia. O melhor a se fazer em casos de inchaço como os do Rei Charles é procurar auxílio médico. Como muitas vezes a condição não causa dores, os pacientes acabam não procurando ajuda.