Airfryer: tudo o que você precisa saber antes de comprar

Na quarentena, a venda dessas fritadeiras sem óleo aumentou e fez a alegria dos cozinheiros amadores.

PUBLICIDADE

Prática e saudável: são essas as principais qualidades relacionadas à fritadeira e apregoadas pelos seus fãs (que têm até grupos para divulgar dicas e receitas). A famosa airfryer, esse eletrodoméstico que se tornou uma febre, já está presente na maioria dos domicílios brasileiros e é possível que, em breve, passe a figurar em todas as bancadas domésticas ao lado dos liquidificadores e batedeiras.

Em inglês, ”air’‘ significa “ar” e “fryer” significa “fritadeira”, ou seja, nela, os alimentos são “fritos” ao entrar em contato com ar quente. Esse processo, além de prático por fazer pouca sujeira e ser rápido, não utiliza óleo, o que torna, em tese, os alimentos preparados nela mais saudáveis. Mas, será mesmo?

Rumor ou verdade: airfryer pode provocar mal à saúde?

A fama rápida, embora atraia seguidores, também desperta desconfiança e, por vezes, há até quem diga, torcendo o nariz, sentenças do tipo “nunca usei, mas nunca gostei”. Tudo isso é muito natural e esperado. O importante é buscar informações confiáveis e sanar as dúvidas. Com o sucesso da airfryer, surgiu o boato de que ela poderia causar câncer. Isso gerou celeuma. No entanto, segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), não há indícios de que seu uso cause câncer.

Segundo os rumores que circulam na internet, a airfryer poderia causar câncer devido ao surgimento de certas substâncias resultantes do seu processo de cozimento/fritura. Uma delas seria a acrilamida, liberada quando os alimentos são preparados durante muito tempo em uma temperatura acima de 120º. No entanto, embora alguns estudos em animais tenham mostrado ligação entre esses alimentos muito cozidos que contêm acrilamida e o risco de câncer, avaliações em humanos não confirmaram essa ligação.

Conceito de praticidade se destaca

Além dos alimentos comumente fritos por imersão em óleo, como coxinhas, quibes e batatas fritas, a airfryer pode ser utilizada no preparo de bolos, pudins, carnes, chips de legumes e numa infinidade de outros pratos. Há sites que disponibilizam receitas para ajudar o comprador a explorar as possibilidades que ela proporciona.

Mais saúde ao preparar com a airfryer

Por não utilizar óleo em seu processo de cozimento/fritura, a air fryer deixa as refeições mais saudáveis. Deve-se ressaltar, no entanto, que o adjetivo saudável deve ser aplicado quando se compara uma coxinha frita em óleo e uma coxinha frita. A fritadeira não torna alimentos ricos em açúcar ou em outros tipos de gordura mais saudáveis, nem faz ultraprocessados milagrosamente se tornarem fontes de bons nutrientes. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, frituras em óleo devem ser evitadas, por isso, a airfryer pode, sim, ser uma aliada nesse quesito. Sua saúde agradece.

Uma alimentação mais sequinha, crocante e livre de tanta gordura saturada pode ser exatamente o que seu organismo precisa para se manter mais saudável e livre de tantos produtos ruins que podem prejudicar a boa saúde do corpo.