O que pode causar gordura no fígado, principais sintomas e tratamento

Existem alimentos que podem causar essa condição e sintomas que alertam para cuidados médicos.

PUBLICIDADE

É normal pensar que a gordura no fígado é o resultado da ingestão de alimentos gordurosos, como frituras, bacon, batata frita, banha de porco, chocolate e outros alimentos que não são considerados saudáveis, mas apesar de eles também não fazerem bem para a saúde, o que poucas pessoas sabem é que o que aumenta a gordura no fígado são os carboidratos e bebidas alcoólicas. 

A gordura no fígado deve ser tratada

O fígado é o órgão responsável por uma série de funções no corpo. Entre essas funções está o auxílio na digestão das gorduras que são ingeridas. Ele processa os carboidratos, lipídeos e proteínas consumidas, dando destino a esses componentes, encaminhando para o sistema o que servir para dar energia e armazenando o que exceder.

Quando uma pessoa começa a consumir mais carboidratos do que é aconselhável, esse nutriente que é transformado em insulina, fica excedente no organismo. Com a insulina em excesso, o corpo entende que a energia pode ser armazenada. Sendo assim, um dos locais mais possíveis dessa gordura ser armazenada, é no fígado.

Gordura no fígado é extremamente perigoso

A esteatose hepática é uma doença hepática que se não tratada pode provocar sérios prejuízos ao órgão. Não existe nenhum medicamento que proporcione a cura total dessa doença, e apesar de existirem remédios que podem ajudar, os médicos que tratam o problema, recomendam que a pessoa doente modifique seu estilo de vida tendo uma alimentação balanceada e praticando atividades físicas.

Algumas causas da doença podem ser ganho de peso, sedentarismo e resistência a insulina, além de fatores genéticos e um estilo de vida não saudável. Quando o fígado inflama, outras doenças podem se desenvolver como diabete do tipo 2, cirrose e hepatite.

No início, a doença pode não produzir sintomas, mas com o passar do tempo alguns indícios podem ser percebidos, como a barriga inchada, dor abdominal, aumento do fígado, dores de cabeça constantes, cansaço e fraqueza, mas, quando os níveis de gordura no fígado aumentam mais, outros sintomas podem surgir, como: inchaço nas pernas e pés, hemorragias e icterícia.

Por não possuir sintomas, na maioria das vezes, a pessoa doente só descobre o problema por acaso, ao investigar por meio de exames outra queixa. Por isso, é de suma importância fazer um checape anual para saber se a saúde está perfeita. Quando não tratada, a esteatose hepática pode se transformar em cirrose e até mesmo câncer de fígado, sendo necessário um transplante do órgão.