Mulher vai ao hospital reclamando de dores no ombro e falece 25 dias depois; caso serve de alerta para todos

Exames médicos descobriram uma séria doença que permaneceu silenciosa por muito tempo.

PUBLICIDADE

Uma mulher de 76 anos, que não teve o nome divulgado, compareceu ao Hospital St. Michael Medical Center Newark, localizado na cidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, reclamando de dores na região dos ombros. Os exames médicos constataram que o incômodo, em verdade, decorria de um câncer no pulmão em estágio terminal. A paciente viria a falecer depois de 25 dias da descoberta da doença.

O caso virou objeto de um artigo científico publicado no Cureus Journal of Medical Science, datado de 2 de setembro deste ano. De acordo com os médicos, a paciente fumava cerca de um maço de cigarros por dia antes de decidir parar com o tabagismo.

Nos anos subsequentes, jamais manifestou nenhum tipo de sintoma recorrente em cânceres no pulmão, a exemplo de tosse persistente, alterações dos sinais vitais ou falta de ar – como geralmente ocorre com pacientes oncológicos nestes casos.

O único incômodo reclamado pela paciente diz respeito às dores no ombro, antebraço e cotovelos da porção esquerda de seu corpo. Depois, o ombro direito também começou a doer. Os sintomas começaram poucos dias antes de procurar a ajuda médica.

Submetida a exames, a paciente foi diagnosticada com um adenocarcinoma em estágio avançado, um tipo de câncer agressivo e de difícil tratamento que havia comprometido tanto os pulmões quanto a coluna, as costelas e a glândula adrenal, localizada acima da região dos rins. As suspeitas da equipe médica são de que as dores nos ombros sejam decorrentes dos danos contra a sua coluna, uma vez que nenhum problema foi constatado nesta região específica.