Primeiro anticoncepcional masculino será injetável e deve ficar pronto em breve; eficácia alta

Produto será aplicado em formato de gel e testes apontam quase 100% de eficácia.

PUBLICIDADE

O primeiro anticoncepcional masculino será produzido em forma de injeção e pode ser eficaz para até 10 anos. O contraceptivo está em fase final de testes e deve ficar pronto em até um ano. Quem promete isso são os cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia.

Esse medicamento recebeu o nome de Risug, sigla para Inibição Reversível do Esperma Sob Controle. Até o momento, o produto tem sido considerado melhor do que a vasectomia. Além de ser menor doloroso, é um procedimento reversível.

Primeiro anticoncepcional masculino

O anticoncepcional masculino é um gel que tem a capacidade de danificar a cauda dos espermatozoides individuais. Assim, eles são impedidos de fertilizarem o óvulo, o que ocasiona a gravidez. Em um teste realizado com 300 voluntários, o produto mostrou ter 97% de eficácia.

O contraceptivo pode ser revertido facilmente e a qualquer momento. Para isso, é injetado no homem uma solução com água e bicarbonato de sódio. Após diversos ensaios clínicos, o gel aguarda a aprovação de autoridades médicas indianas. Nos Estados Unidos também há o desenvolvimento de um produto semelhante.

Vantagem do anticoncepcional masculino

A maior vantagem apontada para esse anticoncepcional é uma diferença entre a maioria dos produtos femininos. O Risug não é baseado em hormônios na sua composição.

Houve algumas tentativas de se desenvolver uma pílula masculina, semelhante às femininas, porém, os testes fracassaram por conta de possíveis efeitos colaterais. Dentre as reações apontadas foram: alterações e surgimento de acne. Lembrando que isso acontece de forma bem comum nas pílulas para as mulheres.