Pesquisa mostra reações dos bebês dentro da barriga: careta para couve e sorriso para cenoura

Uma pesquisa realizada recentemente mostrou reações dos fetos em tempo real.

PUBLICIDADE

Se você não é fã de couve e faz uma careta ao consumir o alimento, saiba que não está sozinho. Um estudo realizado descobriu que os fetos parecem sorrir dentro do útero materno após a gestante consumir cenouras e fazem caretas quando comem couve. Conforme informação do Laboratório de Pesquisa Neonatal da Universidade de Durham, no Reino Unido, essa é a primeira evidência que mostra os bebês respondendo a sabores diferentes em tempo real.

Os cientistas contaram com mais de 100 gestantes inglesas para a pesquisa. Durante o estudo, 35 mulheres receberam capsulas de cenoura em pó. Enquanto isso outras 34 tomaram de couve em pó. Outras 30 participantes faziam parte de um grupo de controle e não ingeriram nenhum tipo de substância.

Após 20 minutos de tomar a capsula, as grávidas realizaram ultrassons 4D que revelaram que aqueles bebês expostos à couve pareciam estar fazendo careta. Já os expostos à cenoura, aparentavam estar sorrindo. Já aquele restante do grupo que não recebia nada não tinha as mesmas respostas.

Pesquisas que foram realizadas anteriormente já indicavam que as preferências alimentares podem iniciar antes mesmo da criança nascer. Isso ocorre porque o líquido amniótico que envolve o bebê pode apresentar sabores diferentes dependendo da dieta da gestante. No entanto, é importante frisar que essa pesquisa é a primeira a fazer a análise direta da resposta do feto antes do nascimento.

Quando um feto começa a sentir os sabores dos alimentos?

De acordo com especialistas, a nutrição recebida pelos fetos por meio da dieta materna é muito importante para que ele desenvolva de forma saudável após o nascimento. A verdade é que a pesquisa mostra que o paladar da criança se desenvolve bem cedo.

Alguns estudos apontaram ser possível que os fetos sintam tanto gosto quanto cheiro dentro da barriga da mãe. Porém, tinham como base resultados após o parto, diferente desse que mostra as reações do feto antes do nascimento.