Pão da Juma: essa iguaria é deliciosa e fácil de preparar, sua família vai amar as pintinhas coloridas

Receita do Pão da Juma é uma deliciosa opção para o café e encanta só de olhar.

PUBLICIDADE

A novela Pantanal se tornou um grande evento na Globo em 2022. Dentre os personagens principais da trama está Juma, vivida por Alanis Guillen. O Pão da Juma é uma iguaria deliciosa e colorida, que remete à pelagem da onça-pintada. O preparo é muito fácil e é uma ótima opção para o café. Juma se transforma no felino, por isso o nome dessa receita.

Receita do Pão da Juma

Para os ingredientes você vai precisar de meio quilo de farinha de trigo, 30 gramas de leite em pó, 70 gramas de açúcar, 300 gramas de leite, 7 gramas de sal, 1 ovo inteiro e mais 1 gema, 150 gramas de fermento natural comprado pronto ou faça o seu com 5 gramas de fermento seco, 75 gramas de água e 75 gramas de farinha de trigo, por fim, 50 gramas de manteiga sem sal.

Os próximos ingredientes são para dar coloração à massa. Serão necessários 20 gramas de cacau em pó ou chocolate acima de 70%, 15 gramas de cacau black ou carvão ativado em pó, 6 gramas de cúrcuma em pó e 3 porções de 10 gramas de leite líquido.

Modo de preparo do Pão da Juma

Em uma batedeira, coloque a farinha, o leite em pó, o açúcar, o leite, o sal, os ovos e o fermento natural, sove com o auxílio do gancho. Espere descansar por 10 minutos e volte a bater por mais 5. Coloque a manteiga aos poucos, em ponto de pomada, e continue batendo até a massa ficar lisa e elástica.

Divida a massa em 3 partes: uma com 40% do peso e as outras duas com 30% cada. O maior pedaço você colorirá com a cúrcuma em pó, na batedeira. Faça o restante com as duas partes menores utilizando em uma o chocolate e em outra o cacau ou carvão.

Agora, divida cada massa em 8 partes. Pegue uma da marrom-claro e abra como um retângulo e depois forme um cilindro firme. Em seguida, abra um retângulo com o marrom escuro e envolva o cilindro anterior. Envolva-os com um pedaço da massa amarela e reserve. Ao todo, você terá 8 rolos de três camadas cada.

Por fim, coloque cada rolo em uma forma, aleatoriamente, cubra e deixe a massa crescer até dobrar de tamanho. Pré-aqueça o forno a 170 graus e asse por 35 minutos, mas o tempo dependerá da potência do seu equipamento. Se preferir, pincele ovo com água antes de assar. Deixe esfriar, corte o pão e se maravilhe com as pintinhas da onça dentro do pão.