Os apps se caracterizam por serem simples, rápidos e fáceis de manusear para realizar alguma tarefa, atividade ou resolver um problema. Por isso, existem muitos benefícios em investir no mercado de aplicativos.
Precisamos lembrar que cada vez mais os usuários de internet utilizam os smartphones. E, além disso, eles passam boa parte do dia no celular, seja nas redes sociais ou em outros apps.
De acordo com o Sensor Tower, uma empresa da área de tecnologia digital, existem mais de 2,8 milhões de aplicativos no Google Play Store. Por sua vez, segundo a Statista, em 2021 houve mais de 230 bilhões de downloads de apps em todo o mundo.
E, ao contrário do que se possa imaginar, os aplicativos não se restringem apenas às grandes marcas. Mesmo pequenas e médias empresas podem utilizá-los para melhorar a experiência com o cliente e como estratégia de crescimento. Para saber mais sobre este mercado, acompanhe a leitura!
Por que investir no mercado de aplicativos: entenda os motivos
Desenvolver um aplicativo é um projeto que deve ser cuidadosamente planejado, levando em consideração as características da empresa e os objetivos a serem alcançados.
Portanto, é fundamental estabelecer uma estratégia que leve em consideração a função que o aplicativo deve ter na estratégia do negócio.
Ao mesmo tempo, deve-se avaliar o setor em que se atua e o público-alvo, bem como o orçamento disponível, é claro.
Feito isso, se a sua empresa decidir criar um aplicativo, os benefícios serão tanto para os usuários quanto para o próprio negócio.
Então, vamos ver que benefícios são esses? Confira a seguir cinco motivos para se investir no mercado de aplicativos.
Aumentar visibilidade e reconhecimento de marca
Criar um aplicativo para a empresa permite aumentar a visibilidade da marca, que será lembrada com muito mais facilidade pelo público. Dessa forma, é possível ter uma imagem digital muito mais forte, reconhecível e sempre a poucos cliques de pessoas potencialmente interessadas nos serviços oferecidos.
Uma maior visibilidade reflete uma empresa moderna, em sintonia com as novas tecnologias e as necessidades do mercado. Sem dúvida, investir no mercado de aplicativos traz uma grande vantagem competitiva para a empresa. Vale lembrar que muitos consumidores compartilham sua experiência e dão feedback sobre produtos ou serviços que consomem.
Em termos de reputação da marca, é importante saber o que os usuários pensam sobre a empresa. Nesse sentido, um aplicativo bem projetado torna-se o lugar perfeito para atender os clientes e, também, incentivá-los a deixar avaliações que funcionam como prova social para o negócio.
Então, com os aplicativos você pode monitorar as avaliações deixadas pelos clientes e pesquisar as interações sociais. Assim é possível entender o que é apreciado pelos consumidores e o que precisa ser melhorado.
Além do mais, independentemente de ser um novo negócio ou um projeto de rebranding, é possível investir na criação de um aplicativo funcional que ajude, inclusive, a atrair uma parcela de audiência maior e mais qualificada em relação a outros canais.
Logo, expandir sua cobertura de mercado significa alcançar mais clientes em potencial e ter a oportunidade de gerar mais vendas.
De acordo com uma pesquisa do Google, os consumidores gastam 15 horas pesquisando em seus smartphones antes de fazer uma compra e 93% compram pelo smartphone. O app torna-se, desse modo, uma solução acessível em qualquer lugar que o cliente esteja.
Reter usuários e personalizar a comunicação
Por estar sempre acessível e representar um canal direto de comunicação, um aplicativo contribui muito para a fidelização do público de uma empresa. Com um único toque, os usuários podem se comunicar com a marca e ela pode enviar informações em tempo real. Ou seja, pode estar em contato com seus leads 24 horas por dia.
Com isto em mente, é muito importante oferecer aos seus usuários uma comunicação personalizada de acordo com os interesses e preferências daquele público.
Ao investir no mercado de aplicativos, é fundamental oferecer conteúdos que devem ser direcionados e específicos para favorecer não só o engajamento do público, mas também aumentar as taxas de conversão.
Quanto mais o conteúdo for direcionado, maior será a conexão e a retenção do cliente. E, consequentemente, maiores serão os resultados do empreendimento. As empresas querem permitir que seus clientes acessem seus produtos e serviços com facilidade.
Portanto, o design de aplicativos para empresas deve ser simples e atraente e, ao mesmo tempo, transmitir uma sensação de profissionalismo da marca aos usuários.
Isso porque a experiência do usuário (UX) impacta diretamente na relação que se estabelece com a empresa. Isso significa criar uma boa interface para orientar os usuários da melhor forma possível.
Facilidade de uso e economia de recursos
Em termos de design e uso, investir no mercado de aplicativos oferece mais liberdade do que os sites, por exemplo. Os aplicativos podem ser projetados e desenvolvidos oferecendo funções avançadas, além de uma comunicação mais rápida e fluida. Além disso, os apps permitem ao usuário realizar várias atividades ao mesmo tempo.
É interessante mencionar também a economia de recursos, pois os aplicativos eliminam custos relacionados à impressão de material, de comunicação e de marketing.
Os custos de marketing são reduzidos porque permitem que você promova novos serviços ou produtos com notificações push, muito mais baratas que as campanhas de marketing tradicionais.
Mas quanto custa desenvolver um aplicativo? O valor pode variar bastante dependendo do nível de complexidade do projeto, podendo ser de R$ 20 mil a mais de R$ 100 mil.
Integração com outros dispositivos
Ao baixar o app na Play Store ou na App Store, por ser instalado diretamente no smartphone do usuário, um app tem a possibilidade de aproveitar outros recursos presentes no smartphone.
Por exemplo, o aplicativo pode interagir com a câmera, com o GPS, com a lista de contatos e com outros aplicativos do dispositivo móvel, aproveitando seus recursos para tornar a experiência do usuário no aplicativo mais interativa e simples.
E as empresas estão adotando cada vez mais uma abordagem centrada em dispositivos móveis porque entenderam o seu grande potencial de vendas.
Por exemplo, os aplicativos permitem criar catálogos de produtos que também podem ser consultados offline e garante a possibilidade de manter o estoque sempre sob controle.
Ao investir no mercado de aplicativos, existe a interação contínua com os consumidores, que estão no centro do negócio. Para isso, deve-se pensar na flexibilidade operacional e a facilidade das interfaces digitais.
Criar um novo canal de marketing
Um aplicativo de negócios pode ser equipado com vários recursos favoráveis às ações de marketing, como feeds de notícias, ferramentas de mensagens, formulários de inscrição e ferramentas de pesquisa.
Logo, é possível explorar a app da empresa para comunicar todo o tipo de informação aos clientes através de um único canal, que se estabelece como uma linha direta entre empresa e usuário.
Além disso, a interação ocorre de modo não invasivo e mais eficiente em comparação com e-mails comerciais, por exemplo.
Dentro da estratégia de marketing e relacionamento, a empresa pode com um app resolver as reclamações dos clientes e fornecer serviços pós-venda para garantir que eles estejam satisfeitos com o produto que compraram.
É bom destacar que, segundo dados do Zenith Media, mais de 75% de todo o tráfego da internet vem de dispositivos móveis.
Por fim, investir no mercado de aplicativos promove o crescimento e o desenvolvimento do negócio, pois permite que a empresa acompanhe mais facilmente o cliente durante toda a jornada de compra.
Não é novidade que os smartphones são objetos indispensáveis em nossa vida cotidiana. E agora você já sabe de todas as vantagens de um app para a sua empresa.
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