Engravidar naturalmente na menopausa é possível?

Quais as chances de uma mulher na menopausa conseguir engravidar naturalmente.

PUBLICIDADE

A menopausa é um período que toda mulher precisará enfrentar no fim de sua vida reprodutiva. Ela é caracterizada pelo último ciclo menstrual que a mulher tem, antes de seus óvulos serem completamente esgotados.

Geralmente, esse período começa quando a mulher completa 50 anos, mas existem mulheres que estendem esse prazo por mais alguns anos, assim como também existem mulheres que entram na menopausa precocemente.

Dá para engravidar naturalmente na menopausa?

Além do esgotamento dos óvulos, nesse período a mulher diminui a produção de alguns hormônios como a progesterona e o estrogênio, que estão presentes de forma mais latente no organismo durante a ovulação, que acontece logo depois da menstruação. Mas, será que mesmo com todas essas modificações do organismo, ainda é possível engravidar na menopausa?

A resposta para essa pergunta é não! Uma mulher na menopausa não consegue engravidar de forma natural, pois a menopausa representa o completo esgotamento dos óvulos e a extinção dos hormônios que possibilitam a gravidez. Diante disso, para uma mulher na menopausa conseguir engravidar, uma fertilização in vitro deve ser realizada.

Só dá para engravidar com uma fertilização in vitro

Para uma mulher estar de fato na menopausa é necessário que já se tenha passado 12 ciclos da última menstruação dela. Uma gravidez natural não é possível, mas, para quem ainda deseja ser mãe e já está na menopausa, pode ser feita a reprodução assistida.

Além da fertilização dos óvulos em laboratório, a mulher também precisará passar por um tratamento com os hormônios que imitam a ovulação, para engrossar o endométrio e preparar o corpo para receber o embrião.