A advogada Lacey Buchanan, que mora nos Estados Unidos, usou as redes sociais para compartilhar a história de Christian Buchanan, seu filho de 11 anos. O menino nasceu sem os olhos e com várias fissuras no rosto devido à síndrome rara da banda amniótica.
A advogada trava uma luta contra capacitismo (preconceito e discriminação contra pessoas com algum tipo de deficiência). Por meio das redes sociais, ela compartilha momentos felizes com sua família e os aprendizados do dia a dia do menino.
A condição da síndrome considerada rara faz com que fragmentos de tecido semelhantes ao saco amniótico envolvam as pernas, os braços ou outras partes do corpo do feto em desenvolvimento, resultando em deformidades, como falta de dedos, membros incompletos ou fissura de labiopalatina.
Para Christian, a condição resultou em múltiplas fissuras faciais que afetam os olhos, lábios e nariz, bem como atraso no desenvolvimento cognitivo. O menino passou por 12 cirurgias reconstrutivas desde o nascimento e pode precisar de mais à medida que cresce.
As complicações da síndrome fizeram com que Christian não falasse e andasse até os três anos de idade. Ele continua semanalmente fazendo fisioterapia e sessões de fonoaudiologia.
Segundo Lacey, o filho entende que é um pouco diferente de outras crianças, mas a família toma um cuidado redobrado para que ele não transformasse essa diferença em um problema que afetaria sua vida. Christian tem o apoio de seu melhor amigo, o seu irmão Charlie, de 9 anos.
À medida que vai ficando mais velho, Christian se adapta cada vez mais a sua condição, conseguindo completar tarefas de forma independente. Ele gosta de tocar violino e jogar beisebol. No mês passado, a família ganhou um novo membro, o gatinho Iggy, que, assim como Christian, nasceu sem um olho.