Você sabia que pisar em barata para matá-la pode ser perigoso? Isto deve ser evitado e traz vários riscos

Até a Organização Mundial da Saúde já se pronunciou a respeito, alertando para o risco.

PUBLICIDADE

A barata já faz parte do dia a dia do ser humano e está sempre presente nas casas, escritórios, lojas e até em restaurantes. Por mais que as pessoas tomem as medidas necessárias para manterem a limpeza sempre em dia, este inseto sempre costuma aparecer.

E geralmente, quem vê uma barata logo pensa em pisar nela, é algo feito quase que por impulso, só que isto pode ser perigoso. A questão neste caso não é só o nojo causado, mas também a mancha que o corpo da barata deixará no chão.

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, o simples ato de pisar em uma barata pode trazer um grave problema de saúde para o meio ambiente, pois quando este inseto é esmagado, as bactérias dele irão se espalhar pelo local.

Tais bactérias poderão levar algumas pessoas a terem crises de asma ou até mesmo enfrentarem alergias. Para a OMS, as baratas são ‘destruidoras anti-higiênicas em assentamentos humanos’.

Outro motivo para se preocupar ao esmagar uma barata é que isto poderá resultar na transmissão da salmonela e outras doenças que são causadas por estafilococs e estreptococos.

Tais bactérias ainda poderão se alojar no intestino do ser humano e causarem cólera, diarreia e até mesmo febre tifoide. Diante deste alerta, muitas pessoas ficam em dúvida se ao matar uma barata o melhor a fazer é pegá-la com um pedaço de papel e jogá-la no lixo, ou deixá-la lá, para que seja levada por outros insetos.

O melhor a ser feito é prevenir o problema, contratando um profissional para fazer uma fumigação completa. E se mesmo assim elas aparecerem e alguém pisar nelas, o ideal é remover o inseto morto para a lixeira e limpar bem o local com algum produto de limpeza que também elimina bactérias.