Nidação ou Menstruação: como diferenciar os dois sangramentos?

Saiba quais as principais diferenças entre os dois tipos de sangramento e identifique corretamente a nidação

PUBLICIDADE

Quando uma mulher está tentando engravidar, ela fica mais atenta a sua menstruação e qualquer alteração ou ausência de ciclo, acaba criando uma expectativa grande de que um bebê está a caminho.

A nidação é o processo que acontece quando o embrião é implantado no útero e, em algumas mulheres, esse processo natural do corpo pode resultar em um sangramento. Quando a expectativa da gravidez está muito grade, esse sangramento da menstruação pode ser confundido com a nidação e causar uma grande frustração para a mulher; por isso, é importante saber discernir entre um e o outro.

Será que é nidação?

Os dois sangramentos são resultados da descamação do útero, a diferença é que na menstruação o útero descama por não haver embrião e na nidação a descamação acontece pela implantação do embrião no útero.

Para saber se é sangramento de nidação ou menstruação, observe a coloração do sangue. Na nidação o sangue fica sempre com um tom entre o rasa e o marrom, enquanto na menstruação ela começa com um vermelho mais vivo e vai alterando a coloração. Outra diferença entre os dois sangramentos é o tempo de permanência. Enquanto a nidação dura de dois a três dias, a menstruação pode durar de quatro a sete dias.

O fluxo do sangramento também deve ser observado, na nidação o fluxo é baixo, enquanto na menstruação ele tende a ser mais volumoso.

Se tiver algum sintoma faça o teste de gravidez e procure um médico

 Apesar dessas diferenças, cada mulher reage diferente a uma gravidez e algumas nem apresentam o fluxo de nidação, diante disso, se você tiver algum sintoma de gravidez o ideal é procurar o ginecologista ou fazer um exame de gravidez para ter certeza sobre a gestação.