Quais as complicações mais comuns no pós-parto e o que deve ser feito?

Saia quais as complicações que podem acontecer após o nascimento do bebê e o que deve ser feito.

PUBLICIDADE

Complicações no pós-parto podem acontecer imediatamente após o parto ser realizado, ou podem demorar até seis semanas para se manifestarem. A gravidade dessas complicações pode depender do tipo de parto realizado pela mulher. Como ninguém está livre de ter problemas, é muito importante que as mulheres observem possíveis anormalidades em seu corpo, para que essas complicações sejam tratadas e não se transformem em um problema maior.

Pensando nisso, separamos algumas complicações que são comuns após o parto, os sintomas que elas podem apresentar e o que deve ser feito.

Hemorragias são perigosas

A hemorragia pós-parto é uma das principais complicações que podem surgir após o parto. É normal a mulher perder sangue após parir e a maioria das parturientes costuma perder sangue e necessitam usar um absorvente, mas o que não é normal é a perda contínua de sangue, quando é necessário trocar de absorvente de hora em hora.

Geralmente, as hemorragias são causadas pela ruptura do útero, ou pela retirada abrupta dos restos de placenta da mulher e pode iniciar em 24 horas após o nascimento do bebê ou até seis semanas depois do parto. É de extrema importância que a mulher com hemorragia procure o pronto-socorro e indique o parto recente.

A retenção placentária caracteriza-se pela presença de restos da placenta que, independente do tipo de parto, não foram retirados do útero. A presença da placenta do útero pode resultar em proliferação bacteriana que, em casos mais graves, pode causar uma infecção generalizada. Os sintomas que podem indicar o problema são: corrimento vaginal malcheiroso, febre acima de 38 °C e perda de sangue escuro e viscoso.

A trombose venosa é outra complicação que pode acontecer, devido à mulher permanecer muito tempo deitada, ou mesmo pela posição do trabalho de parto, pois, esses fatores podem facilitar a formação de êmbolos nos vasos da perna, esses coágulos impedem a circulação correta do sangue. Se esses coágulos se deslocarem, podem chegar ao pulmão ou coração, trazendo complicações arrasadoras. Os principais sintomas do problema são: o inchaço de uma das pernas, dor na panturrilha, falta de ar e aceleração dos batimentos cardíacos.

A depressão pós-parto é outra complicação que pode surgir e se trata de um transtorno psicológico que pode aparecer do momento do parto até os seis meses do bebê. Os principais indícios que apontam esse problema são: tristeza constante, autoestima baixa, desinteresse pelo bebê, além de desânimo e sentimento de culpa. A depressão, em qualquer fase da vida, precisa ser tratada.

Se você perceber algo errado com seu corpo, procure ajuda médica

Se você acabou de ter um bebê e sente que tem algo errado com seu corpo, procure ajuda médica. A maioria das complicações podem ser sanadas quando o diagnóstico é precoce.