Gravidez psicológica: sintomas, possíveis causas e tratamento

Como funciona a gravidez psicológica e os perigos para a saúde mental da mulher.

PUBLICIDADE

Quem deseja muito ser mãe e tem dificuldade para engravidar acaba se frustrando todos os meses, quando faz o teste de gravidez e descobre um resultado negativo. Assim, vem a tona a frustração e a angústia de ver que seu sonho ainda não foi realizado.

Na gravidez psicológica ou gravidez fantasma, como também é conhecida, uma mulher acredita firmemente que está grávida e até mesmo sente em seu corpo os sintomas de uma gestação, mesmo que não exista nenhum feto sendo formado.

Sintomas da gravidez fantasma ou psicológica

A mulher costuma apresentar cansaço, náuseas, os seios ficam inchados e a barriga pode aumentar de tamanho, dando ainda mais credibilidade para a crença dessa mulher. Porém, quando exames são realizados, fica claro que não existe bebê.

A crença da gravidez pode permanecer com a mulher por semanas ou meses. É comum que algumas mulheres cheguem aos nove meses de gravidez fantasma e até passem pelas dores de um parto.

A gravidez psicológica não tem causa específica. A doença é uma alteração psicológica, que faz com que a mulher realmente acredite que está grávida. As principais causas apontadas pela ciência dizem respeito a características emocionais e psicológicas como principal motivo para o surgimento desse tipo de gravidez.

As principais pacientes são mulheres muito focadas em ser mãe ou aquelas mulheres que sofreram uma série de abortos, perderam um familiar e ficaram emocionalmente abaladas. Ainda pode acontecer em mulheres que estão sendo pressionadas a serem mães.

É necessária a ajuda de um psicólogo 

A gravidez fantasma precisa ser tratada com um psicólogo, para que a mulher possa compreender o que está causando a doença e descobrir a melhor forma de se cuidar.