Vitamina D: 3 sinais que indicam a falta do nutriente no seu organismo; você precisa corrigir com urgência

A vitamina é muito importante para manter o equilíbrio de várias funções no organismo.

PUBLICIDADE

A vitamina D é extremamente importante para o organismo. As pessoas que não têm o hábito de tomar sol com certeza sentem o reflexo na saúde. Um desses efeitos é a queda dessa vitamina. Além disso, o indivíduo pode apresentar sintomas como fadiga, oscilações de humor e problemas relacionados ao cabelo e ossos.

Essas alterações ocorrem, porque o composto atua regulando os níveis de fosfato e cálcio no corpo, contribuindo para a saúde de dentes, ossos e músculos, por exemplo. Também é importante frisar que ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Por esse motivo, a deficiência ou redução dos seus níveis no organismo pode provocar efeitos e mudanças no indivíduo. Veja abaixo e sempre fique atento aos sinais que o corpo dá que algo não vai bem.

Queda de cabelo pode ser falta de Vitamina D

A queratina é uma proteína que atua na construção de cabelos, unhas e pele. Muita gente não sabe, mas existe uma ligação dessa proteína com a vitamina D. O composto é metabolizado pelos queratinócitos na pele, sendo esses responsáveis pela produção da queratina. Por esse motivo, quando há uma deficiência no organismo, os queratinócitos capilares tentam regular o crescimento capilar e sem sucesso começam a cair.  

Alterações de humor

A redução da vitamina D pode causar prejuízos à função cognitiva cerebral. Vale frisar também que alguns estudos já demonstraram que a deficiência do composto no organismo tem relação com transtornos mentais e também com a depressão

Fadiga muscular 

Uma pesquisa que foi realizada pelo National Library of Medicine apontou que há uma relação entre a Vitamina D e a fadiga muscular. Após acompanhar um paciente de 61 anos, os estudiosos chegaram à conclusão que a fadiga relatada pelo homem era provocada pelos baixos níveis do nutriente no corpo. 

Procure o médico em caso de dúvidas 

É Importante ressaltar que apenas o médico pode dar o diagnóstico correto e prescrever o melhor tratamento para cada pessoa.Portanto, no caso de dúvidas busque ajuda profissional.