Sinusite em crianças: qual é a causa, sintomas, diagnóstico e tratamento da condição

A condição nos pequenos é uma complicação bastante comum após uma infecção respiratória ou resfriado.

PUBLICIDADE

A sinusite é uma enfermidade que precisa ser tratada quanto antes para evitar complicações. A doença acaba sendo uma complicação bastante comum após uma infecção respiratória ou resfriado. A estimativa é que cerca de 10% das crianças com resfriado desenvolvam a condição. Na maioria das vezes, é uma doença leve e fácil de ser tratada.

A condição precisa de atenção e os pais devem ficar atentos aos sinais. Buscar ajuda médica é extremamente importante, pois somente o profissional pode dar o diagnóstico correto e prescrever o tratamento adequado para cada situação. 

Sintomas 

A sinusite costuma ser mais comum de surgir entre cinco a sete dias após um resfriado. Geralmente, a enfermidade provoca febre e quase os mesmos sintomas de um resfriado. Por exemplo, é normal que uma criança tenha o nariz entupido e muito corrimento nasal. Além disso, muitas vezes há uma tosse que piora à noite. Na maioria dos casos, o pequeno paciente vai apresentar um quadro de febre e praticamente os sintomas relacionados ao resfriado, como dor de cabeça, nariz entupido e corrimento nasal.

Sinusite em crianças: qual a causa?

A sinusite ocorre mais frequentemente em crianças do que em adultos. Ao que tudo indica, isso acontece devido os seios nasais das crianças serem menores. Além disso, o orifício por onde as secreções drenam também é menor. Por esse motivo, é mais fácil ficar preso e o muco não sair da maneira adequada.  

Tratamento

Primeiramente, é importante ressaltar que existem algumas maneiras de prevenir a sinusite em crianças. O uso de umidificadores em casa no inverno é uma boa dica. Se o ar estiver muito seco, as membranas mucosas se irritam com maior facilidade.  

Se a sinusite for causada por um vírus, o tratamento pode ser feito à base de anti-inflamatórios não esteroides que atuam aliviando a dor e as soluções salinas ajudam na limpeza do nariz. Caso seja bacteriana, o médico vai prescrever antibióticos.