Por que algumas pessoas são ‘ímãs de mosquitos’? Especialistas põe fim ao mistério e explicam motivo

Se você se enquadra na categoria de pessoas que atraem o inseto já pode saber o motivo disso acontecer.

PUBLICIDADE

Quem já teve contato com mosquitos sabe o quanto é incômodo aquelas picadinhas. Sem dúvida você também já deve ter percebido que algumas pessoas parecem atrair mais esses insetos, ou seja, são verdadeiros imãs de mosquitos. No entanto, muita gente não sabe porque esse tipo de coisa acontece.

Tem gente que costuma brincar até que tem o sangue mais doce. Finalmente, essa dúvida pode ser sanada, pois uma universidade de Rockefeller, nos Estados Unidos, divulgou o resultado do estudo que conseguiu identificar a chave para desvendar esse mistério. A verdade é que essa atração está ligada a variações individuais de odor ligadas à microbiota da pele.

Cientistas explicam motivo

Através do estudo que foi realizado, os cientistas descobriram que quanto maior a quantidade de ácidos carboxílicos na pele, maior será o interesse dos insetos por essa pessoa. Uma das especialistas que trabalhou no estudo explicou: “Existe uma associação muito, muito forte entre grandes quantidades desses ácidos graxos na pele e ser um imã de mosquitos”.

Ainda conforme a pesquisa, as bactérias que vivem na pele acabam se alimentando dessas substâncias. Por esse motivo, a quantidade em que são produzidas pode levar ao desequilíbrio da composição da microbiota e isso altera o odor que o indivíduo emite, mas que é muito perceptível aos insetos. Vale ressaltar que os mosquitos têm um olfato muito apurado, fato esse que ajuda a fazer o rastreamento das suas vítimas.

Como ficar livre dessas picadinhas

Caso você esteja na categoria imagem de inseto, algumas dicas preciosas podem colaborar para evitar o desconforto. No mercado, é possível encontrar produtos que são repelentes e colaboram para manter esse bichinho indesejado longe. Hoje em dia também Existem algumas lâmpadas que prometem esse efeito, já que em caso de pessoas alérgicas podem não se dar bem com os repelentes que são usados na pele.