O que causa hiperêmese gravídica, sintomas e tratamento

Conheça o problema que acontece na gravidez e pode provocar riscos ao bebê.

PUBLICIDADE

A hiperêmese gravídica é uma condição onde a mulher que está grávida vomita por várias vezes durante o dia. A situação pode durar dias ou semanas, o que pode acabar provocando um déficit nutricional na gestante. Os sintomas desse comprometimento nutricional geralmente são aumento da frequência cardíaca, perda de peso superior a 5% do peso inicial da gestante, além de boca seca.

Quando o caso é classificado como leve o tratamento pode ser realizado em casa, apenas visando a alteração da dieta e uso de medicamento antiácido, porém, em casos mais graves, a gestante pode ser internada em um hospital para que o desequilíbrio de líquidos no organismo possa ser compensado por medicação.

O que é o problema?

Na maioria das vezes, quando uma mulher sofre de hiperemese gravídica, ela não sente nenhum tipo de alívio ao utilizar remédios naturais, comuns e indicados pelo médico, como picolé de limão e chá de gengibre. 

Outros sintomas também podem acontecer como dificuldade para comer, vomitar várias vezes ao dia, diminuição da urina, cansaço excessivo, boca seca, língua coberta por uma camada branca, hálito ácido (como quando se consome bebida alcoólica), diminuição da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca.

Estudos apontam que as causas possíveis para o problema gestacional são as alterações hormonais e emocionais que a mulher enfrenta na gestação, a deficiência de vitamina B6. Ela também pode acontecer devido às citocinas circulantes no sangue materno ou pode ser uma reação alérgica, ou gastrointestinal.

É importante procurar ajuda médica

Por isso, é muito importante que a mulher que esteja vomitando com frequência procure ajuda de um obstetra, pois, quando uma gestante está desnutrida, isso pode comprometer o desenvolvimento do feto e prejudicar o avanço da gravidez.