Perigos do paracetamol na gravidez e uma opção natural para aliviar a dor

Saiba quais os riscos de consumir paracetamol na gestação e conheça uma opção de remédio natural para aliviar a dor.

PUBLICIDADE

A maioria das pessoas sabe que o uso de medicamentos por conta própria em qualquer fase da vida é extremamente prejudicial. Mas, durante a gravidez, a automedicação pode ter consequências muito piores já que, além de prejudicar a mãe, a medicação sem prescrição médica pode influenciar diretamente na formação do feto que está sendo gerado.

Apesar de todo esse controle sobre os medicamentos, o paracetamol ainda é o remédio mais indicado pelos médicos para ser utilizado por gestantes. Pois, quando comparado a outros analgésicos, o paracetamol é considerado o mais seguro para ser usado quando a dor e a febre não melhorarem espontaneamente. 

O paracetamol é o remédio mais indicado pelos médicos

Mesmo assim, só é indicado o uso do remédio quando o médico receita para algum fim específico e, mesmo assim, é importante que o uso não seja prolongado. O paracetamol é um analgésico que se liga a alguns receptores do cérebro, conhecidos como canabinoides, esses receptores causam um efeito de adormecimento dos nervos, dando alívio para as dores de uma pessoa.

Mas, quando a mulher está grávida essa substância também pode acabar sendo absorvida pelo cérebro do bebê, que está em formação, ao ser absorvida pelo bebê essa substância pode afetar os mesmo receptores, responsáveis pela maturação dos neurônios. O não desenvolvimento desses neurônios pode ocasionar problemas como hiperatividade e autismo.

Para evitar que problemas como esse aconteçam existe uma opção natural de analgésico que pode aliviar a dor de cabeça e enxaqueca durante a gravidez. O chá de gengibre possui efeito analgésico e anti-inflamatório e diferente do que muitos pensam, o gengibre não afeta a gravidez, desde que seja utilizado a uma dose máxima de uma grama por dia, por no máximo quatro dias seguidos.

Como preparar o chá de gengibre

Para preparar o chá é necessário que se separe uma grama de raiz de gengibre e 1 litro de água, com os ingredientes em mãos, coloque o gengibre numa panela, acrescente a água, tampe e deixe ferver por 5 minutos, depois disso basta tomar morno ou frio.