Remédios que nenhuma grávida deve tomar e quais remédios são permitidos

Saiba quais são os remédios proibidos durante a gravidez e quais os que podem ser ingeridos com recomendação médica.

PUBLICIDADE

Durante a gestação, praticamente todos os remédios são contra indicados e só devem ser administrados para uma gestante se houver prescrição médica, pois, o médico conseguirá avaliar o custo-benefício do medicamento. Muitas gestantes têm dúvidas sobre qual medicamento causa riscos ao bebê se utilizado durante a gravidez. 

Pensando nisso, a FDA (Food and Drug Administration), montou uma lista de medicamentos e a sua classificação de risco para a gestação. Conforme a organização, os medicamentos classificados como D ou X estão terminantemente proibidos, pois podem causar malformação no feto e até mesmo aborto.

Os medicamentos foram classificados segundo o risco

Os medicamentos, desaconselhados para serem usados na gravidez, estão classificados com risco B e C, pois não existem estudos realizados em mulheres gestantes que confirmem que seu uso não causa riscos para o feto. Nesse sentido, apenas os medicamentos classificados com risco A podem ser administrados na gravidez, porém, apenas com a prescrição a de um obstetra.

Medicamentos com risco A, foram classificados desse modo, devido aos estudos a respeito de seus efeitos terem revelado que não houve problemas para a gestação no primeiro trimestre de gravidez e não existem evidências de que houve problemas no segundo e terceiro trimestre durante a pesquisa. Alguns exemplos de medicamentos do grupo A são o ácido fólico, retinol A, piridoxina, vitamina D3 e liotironina.

Para os medicamentos de risco B não foram realizados estudos adequados  em mulheres gestantes, mas em experiências com animais não foram encontrados riscos, porém houve efeitos colaterais que não foram confirmados nas mulheres, principalmente durante o último trimestre de gravidez. Alguns exemplos desse grupo de medicamentos são: Benzatron, Gamax, Keforal, Sinvastatina, Busonid.

Nos Medicamentos classificados no grupo c não aconteceram estudos de forma adequada em mulheres, mas na experiência com animais ocorreram alguns efeitos colaterais no embrião, porém o benefício do remédio poderiam justificar o risco de seu uso durante a gestação. São exemplos desse medicamento o Hepatilon, Gamaline V, Pravacol, Desonida, Tolrest.

Nós remédios classificados no grupo de risco D, existem evidências de que eles causam danos ao embrião, nesse tipo de medicação só é permitido utilizar, se o risco for menor que o benefício do remédio, como em casos de risco de vida da mãe ou em casos onde exista uma doença grave, onde o medicamento não possa ser substituído. São exemplos desse grupo de medicamentos: Aspirina (Ácido Acetilsalicílico); Amitriptilina; Espironolactona, Azatioprina, Estreptomicina, Primidona, Benzodiazepinas, Fenitoína, Bleomicina, Fenobarbital, Propiltiouracil, Ciclofosfamida, Cisplatino, Hidroclorotiazida, Citarabina, Imipramina, Clobazam, Clorambucil, Valproato, Clorazepato, Cortisona, Mercaptopurina, Vincristina, Daunorrubicina, Metadona, Doxorrubicina, Enalapril.

Nos medicamentos de risco X há estudos que comprovam má formação do feto ou aborto. Os riscos desse medicamento durante a gravidez são extremamente superiores aos benefícios que possam ser aplicados, por isso não é indicado em nenhuma hipótese que ele seja utilizado durante a gestação. São exemplos desse tipo de medicação tetraciclina, metotrexato e a penicilamina.

Qualquer medicação só pode ser aplicada com indicação do obstetra

É extremamente recomendado que a gestante só ingira alguma medicação sob orientação médica, além disso, é muito importante que a bula do remédio seja lida antes de seu consumo.