Febre em bebês: quando ela é perigosa, possíveis causas e tratamento

Saiba como identificar se seu bebê está com febre e o que deve ser feito.

PUBLICIDADE

A elevação da temperatura do corpo de um bebê só pode ser considerada febre, quando ela ultrapassa 37,5 °C, quando medido na axila ou 38, 2 °C, quando medida pelo reto. Antes disso, o aumento da temperatura só é considerado uma febrícula que geralmente não apresenta motivos para preocupação.

O mais ideal é que quando um bebê sente febre os pais observam se ele apresenta algum outro sintoma, porque em alguns casos, o nascimento dos dentes do bebê ou a aplicação de alguma vacina pode gerar febre de até 38 °C, porém nesses casos o bebê continua dormindo e comendo bem. Assim, apenas colocar uma toalha banhada em água fria na testa do bebê já ajuda a sanar o problema.

Quando a febre deve preocupar

A febre pode causar danos cerebrais no bebê quando ela ultrapassa os 41, 5 °C. Mas, é preciso ficar atento, pois, quando o bebê esboça a febre, isso indica que o corpo da criança está lutando contra algum problema.

Alguns fatores podem causar essa condição podem ser o nascimento dos dentes, que começa a acontecer por volta dos 4 meses. Nesse caso, além da febre, é possível observar a gengiva inchada, salivação em excesso e o bebê sempre leva a mão na boca para coçar a gengiva que está rasgando.

A febre como reação após tomar uma vacina também é comum nos bebês e surge depois de algumas horas que a vacina foi aplicada. Mas, se a febre surgiu depois que o bebê ficou resfriado os pais devem suspeitar de sinusite ou inflamação do ouvido, nesses casos o bebê não apresenta catarro, nem parece estar resfriado, porém, os tecidos do nariz e a garganta podem estar infeccionados causando febre. Nesses casos é imprescindível levar a criança ao pediatra.

No caso da pneumonia, o bebê apresenta sintomas de gripe bem intensos, a febre aparece e o bebê tem dificuldades para respirar. Outra condição que pode causar febre baixa e deve ser observada pelos pais é a infecção urinária, pois, na maioria das crianças com menos de 2 anos, a febre é o único indício do problema. Mas em alguns casos também podem surgir diarreia, perda de apetite, dor no abdômen e vômitos.

É importante saber o que está causando a febre

Existem muitas condições médicas que podem causar febre, o indicado é que ao se suspeitar do aumento de temperatura do bebê, os pais utilizem um termômetro para verificar se o bebê está com febre. Caso a febre seja constatada, é importante observar a existência de outros sintomas para ajudar o médico a identificar a causa da febre e tratar o problema da melhor maneira.