Mulher que usa anticoncepcional tem período fértil? Quais as chances de engravidar?

Saiba se o anticoncepcional impede o período fértil e quais as chances de se engravidar tomando o remédio.

PUBLICIDADE

Muitas pessoas têm dúvida a respeito do uso de anticoncepcional, se é possível engravidar tomando o remédio e quais as limitações do remédio na prevenção de uma gravidez indesejada.

A verdade é que quem sempre toma o anticoncepcional no mesmo horário, todos os dias, não possui período fértil, portanto, não ovula, diminuindo consideravelmente as possibilidades de engravidar. Pois, já que não existe óvulo maduro, não existe fecundação. Isso acontece nos anticoncepcionais de 21, 24 ou 28 dias e também no implante anticoncepcional.

Quando o anticoncepcional falha

Além de inibir a ovulação, os anticoncepcionais orais também causam uma alteração no endométrio uterino e no muco cervical, potencializando a prevenção de uma gravidez. Porém, se a mulher esqueceu de tomar o comprimido, principalmente na primeira semana da cartela, existe uma chance de engravidar porque ela pode liberar um óvulo que ao entrar em contato com o espermatozoide, que consegue sobreviver de 5 a 7 dias dentro do organismo, pode ser fecundado.

Mas, afinal de contas, é possível engravidar tomando anticoncepcional? A resposta é sim! Mas, não é  fácil acontecer e necessita que outros fatores influenciem, por exemplo, se a mulher esquecer de tomar a pílula todos os dias no mesmo horário, ou mesmo se ela estiver tomando alguma medicação que diminui a eficácia do remédio, além disso, a mulher também corre o risco de engravidar, se ela tiver uma diarreia ou vômito até 2 horas após tomar o anticoncepcional, já que esses fatores podem expelir o remédio do organismo.

A pílula tem 99% de eficácia

Além de todos esses fatores, a pílula anticoncepcional também possui 1% de possibilidade de falhar, então, mesmo tomando o remédio de forma correta, a mulher ainda corre o risco de engravidar. Assim, se você não deseja ter uma gestação no momento, o ideal é combinar os métodos contraceptivos.