Menstruação ‘falsa’: como é a menstruação de quem toma anticoncepcional?

Saiba como funciona a menstruação de quem tom pílula e quais as chances de engravidar na pausa entre as cartelas.

PUBLICIDADE

A menstruação marca o início da puberdade nas meninas, ela vem todos os meses para as mulheres em idade reprodutiva e a ausência de menstruação, para muitas das mulheres, significa desespero, pois pode ser um sintoma do início de uma gravidez. Mas, como é a menstruação de quem toma anticoncepcional?

Bem, o anticoncepcional é o medicamento que auxilia as mulheres a prevenir uma gestação. Quando uma mulher que não toma a pílula menstrua, significa que o óvulo produzido após a menstruação anterior, não foi fecundado, o útero descama e libera o sangue menstrual. Já nas adeptas da pílula, o sangue que desce na pausa entre uma cartela e outra é o resultado da falta de hormônios que o anticoncepcional deposita no corpo.

A menstruação de quem toma anticoncepcional é ‘falsa’

A falsa menstruação da mulher que toma anticoncepcional causa menos dor, as cólicas são reduzidas e a duração do sangramento também diminui. Muitas mulheres acreditam que não podem ter relações sexuais no intervalo das cartelas, mas isso é uma inverdade, já que a pílula, se usada corretamente, protege a mulher de uma gravidez, todos os dias do mês.

É comum que as mulheres que tomam anticoncepcional corretamente sintam alguma alteração em seu humor e em seu corpo nos dias que antecedem a menstruação, por exemplo, os seios ficam doloridos, acontece uma maior irritabilidade e inchaço corporal na mulher. Esses sintomas são conhecidos como TPM (tensão pré-menstrual) e são mais leves em mulheres que não tomam o remédio.

As chances de engravidar são de 1%

Tomar o anticoncepcional corretamente previne em 99% as chances de uma mulher engravidar, mesmo com toda essa prevenção, a camisinha deve ser utilizada para evitar doenças sexualmente transmissíveis.