Remédios que cortam o efeito do anticoncepcional e favorecem uma gravidez

Saiba quais medicamentos podem cortar o efeito dos anticoncepcionais e, por isso, devem ser evitados.

PUBLICIDADE

O anticoncepcional é um medicamento responsável pela prevenção de uma gestação indesejada e deve ser tomado corretamente, existem alguns medicamentos que se combinados com anticoncepcional podem cortar o efeito ou diminuir sua potencialidade, aumentando os riscos de gravidez. 

Além de cortar o efeito dos anticoncepcionais orais, algumas medicações podem inibir o efeito da injeção, do implante adesivo e do anel vaginal, por interferir no metabolismo dos hormônios e reduzir a absorção deles, o que altera a quantidade de hormônios na corrente sanguínea e aumenta o risco de gravidez.

Remédios que cortam o efeito do anticoncepcional

Além dos remédios que alteram o metabolismo dos hormônios também existem alguns medicamentos que causam alteração na flora intestinal, o que leva o surgimento da diarreia, que se acontecer até 2 horas depois do consumo da pílula, pode cortar seu efeito no organismo.

Antibióticos como rifampicina e a rifabutina, utilizados para tratar tuberculose e hanseníase ou meningite bacteriana, podem, comprovadamente, reduzir o efeito da pílula anticoncepcional, do anel vaginal, do adesivo ou do implante hormonal. Por isso, durante o uso desse medicamento é imprescindível que a mulher que não deseja engravidar utilize mais de um método contraceptivo ou altere os anticoncepcionais à base de hormônio para o outro método como DIU de cobre ou hormonal.

Remédios anticonvulsivantes podem diminuir ou eliminar os efeitos do anticoncepcional. Utilizados para eliminar as crises convulsivas, remédios como fenitoína, fenobarbital, carbamazepina, oxcarbamazepina, primidona, topiramato ou felbamato cortam o efeito do anticoncepcional. Caso a paciente necessite usar um anticonvulsivo, o ideal é solicitar ao médico alguma opção de remédio que não altere a eficácia da pílula.

É importante se informar antes de iniciar o uso de um medicamento novo

Além desses, existem outros medicamentos que alteram a funcionalidade do anticoncepcional, por isso, é importante conversar com o médico antes de iniciar qualquer tratamento.