Para ter um bom funcionamento no organismo é necessário que os hormônios estejam em equilíbrio. Afinal de contas, eles são os responsáveis por muito processos fisiológicos. Vale ressaltar que, quando estão desregulados, o corpo pode sofrer com efeitos colaterais nada agradáveis.
Em muitos casos, é normal pensar que o desiquilíbrio hormonal está ligado a enfermidades ou idade. A verdade é que, em alguns casos, pode realmente ser esse o motivo. Porém, é importante saber que os hábitos de vida podem contribuir diretamente para esse descontrole.
Muitas vezes, a pessoa faz algo que nem imagina que pode ocasionar o descontrole hormonal. “Às vezes, a gente encontra em lugares que não imaginamos, como cosméticos e brinquedos. Hoje, existem cerca de 800 compostos químicos que são suspeitos e podem alterar essa fisiologia hormonal“, explicou o médico especialista em nutrologia, Ronan Araújo, ao Jornal Estado de Minas.
Conheça os sintomas do desequilíbrio hormonal
Os hormônios são produzidos nas glândulas endócrinas e viajam pelo sangue, percorrendo órgãos e tecidos, dizendo o que eles devem fazer. Os hormônios atuam no controle dos processos principais do organismo, incluindo a reprodução e o metabolismo.
O descontrole hormonal pode causar sintomas como sonolência, indisposição, baixa libido e problemas de memória. A pessoa pode ficar um pouco mais depressiva e não consegue manter uma rotina adequada, com dificuldades para perder ou ganhar massa muscular. Além de aumento de peso, acne e pele oleosa. Isso quer dizer que o desequilíbrio dos hormônios pode provocar muitos impactos negativos no corpo.
Hábitos que parecem inofensivos, mas podem desequilibrar os hormônios
- Assistir TV até tarde ou mexer no celular pode levar a elevação de hormônios de estresse;
- Falta de descanso pode causar aumento de peso;
- Consumo de alimentos embutidos, com alto teor de sódio, congelados e ingestão de álcool em excesso;
- Ingestão de carboidratos de forma excessiva pode levar a sensação de cansaço, mudanças na pele e cabelos;
- Situações estressantes podem impactar o organismo, aumentando o estresse, que causa o desequilíbrio dos hormônios.
Produtos industrializados, especialmente aqueles com embalagem plástica, podem atuar como desreguladores endócrinos e muita gente não sabe. Portanto, para uma boa saúde, procure manter uma dieta equilibrada, boa noite de sono e atividade física regular.