‘Fumar cotonetes’ é a nova preocupação dos pais de crianças e jovens; especialistas alertam série de riscos

Hábito de ‘fumar cotonetes’ é muito perigoso e pode provocar inúmeros problemas à saúde.

PUBLICIDADE

Uma nova preocupação para os pais e especialistas em saúde tem chamado atenção nas redes sociais após uma série de vídeos circularem induzindo crianças e jovens a ‘fumarem cotonetes’, algo que é muito perigoso, pois traz danos para a saúde, até mesmo se for ‘experimentar’ uma única vez.

Diversas filmagens mostram jovens ‘fumando’ cotonetes como se fossem cigarros. Esses vídeos se tornaram um verdadeiro viral, principalmente no TikTok, e o assunto tem gerado repercussão.

Fumar cotonetes é perigoso para a saúde

As trends do TikTok, que promovem dancinhas de algum hit do momento, são consideradas inofensivas. No entanto, outros assuntos merecem atenção, pois podem trazer consequências graves. Os ‘cigarros de cotonetes’ provocam prejuízos para a saúde em curto e longo prazo.

A pneumologista pediátrica Brunna Santana disse que apenas uma tentativa de ‘fumar’ um cotonete pode trazer danos para o trato respiratório e até levar essa pessoa ao hospital e ser internada. “Parece inocente, mas quando queimamos a haste de plástico e o algodão, são liberadas substâncias tóxicas que afetam o pulmão”, disse a especialista.

Ela fala que um cigarro por si só já seria perigoso, mas um cotonete pode deixar isso tudo ainda pior. Ela pede para que as famílias prestem atenção no conteúdo que os filhos estão assistindo na internet e os oriente a nunca fazer essas brincadeiras ou outras que possam ser prejudiciais.

Cigarros de cotonetes causam preocupação no mundo

Esse perigo não está acontecendo somente no Brasil, mas também em outros países. Esse alerta serve para pessoas de todas as idades, tanto para adultos que devem alertar crianças e adolescentes, quanto dos jovens que precisam saber do risco à saúde que esse ato traz.