DMRI: enfermidade que acomete os olhos, relacionada à idade, pode causar cegueira; conheça os sintomas

A condição de saúde é mais comum em mulheres; hábitos de vida saudável podem auxiliar na prevenção.

PUBLICIDADE

O avanço da idade causa vários problemas de saúde no indivíduo. Um estudo inédito, realizado por uma instituição não governamental chamada Retina Brasil, juntamente com o apoio da Roche Farma Brasil, alerta sobre as dificuldades relacionadas a uma condição conhecida como DMRI – degeneração macular relacionada a idade.

No geral, a condição acaba se desenvolvendo pela pouca informação do paciente sobre a enfermidade e pela demora em buscar o tratamento adequado. A degeneração macular relacionada a idade vai se tornando mais prevalente à medida que a pessoa envelhece. O problema afeta a área central da retina (mácula), sendo o principal motivo de cegueira irreversível em pacientes com mais de 50 anos, segundo informação do Ministério da Saúde.

Participantes citam barreiras para encontrar diagnóstico

O estudo, que ouviu mais de 100 pacientes com a doença no Brasil, revelou que 81% encontraram barreiras para fechar o diagnóstico. Uma das principais dificuldades foi a demora em buscar ajuda profissional, pois acreditavam não ser algo relevante. Além disso, os participantes da pesquisa ressaltaram a falta de acesso a profissionais especializados e receio do diagnóstico.

A doença progride com o passar do tempo e causa a perda da visão gradualmente, podendo levar à cegueira completa. Portadores de DMRI precisam de acompanhamento periódico com um profissional especializado, já que a condição pode se agravar.

Principais sintomas da DMRI

A especialista no assunto, a médica oftalmologista Juliana Sallum, ressalta a importância da implementação de um protocolo pelo Sistema Único de Saúde. Os sintomas principais da degeneração macular são: visão turva, dificuldade de ver longe ou perto, piora lenta e progressiva, prejuízo na capacidade de execução de tarefas e surgimento de pontos cegos na visão central.

Caso apresente alguns desses sinais, busque ajuda profissional para uma avaliação. Vale frisar que as mulheres têm chance maior de desenvolvimento da enfermidade. A DMRI é uma condição degenerativa da retina. Hábitos de vida saudáveis podem ajudar na prevenção.