Falece Erasmo Carlos; sintomas e tratamento da Síndrome de Edemigênica, que levou o cantor ao hospital

Cantor Erasmo Carlos faleceu nesta terça-feira após receber alta e ter nova internação.

PUBLICIDADE

Faleceu nesta terça-feira (22) o cantor, compositor e multi-instrumentista, Erasmo Carlos, aos 81 anos. O ícone da Música Popular Brasileira e um dos maiores representantes da Jovem Guarda morreu depois de ser hospitalizado na noite desta última segunda-feira (21).

Até o início da tarde desta terça, ainda não havia sido confirmado o motivo da morte. Recentemente, o músico havia sido internado para a realização de exames, após ser diagnosticado com a Síndrome Edemigênica.

Erasmo Carlos apresentou Síndrome Edemigênica

Antes do triste comunicado do óbito de Erasmo Carlos, o cantor havia sido internado em outubro no Hospital Barra D’Or, conforme confirmado pela própria unidade de saúde através de uma nota. O médico-cirurgião vascular Thiago Rocha explicou o que é essa síndrome.

Ele disse que o termo vem da palavra “edema”, ou seja, que é um inchaço e que pode ocorrer por diferentes causa. “Ele pode ser causado pelo mal funcionamento do rim, fígado ou coração. Para todos os casos, tem formas na medicina de reverter este quadro e o paciente ir para casa”, explicou na ocasião.

Sintomas e tratamento da Síndrome

Os sintomas da síndrome edemigênica são caracterizados por edema generalizado, ou seja, quando ocorre um excesso de líquido preso nos tecidos pelo organismo, possuindo causas variados, que vão desde problemas no coração, até dos rins. O tratamento é feito com a utilização de remédios para a remoção desse excesso de líquido, além de investigação para saber o motivo do acúmulo e tratar a patologia subjacente.

O doutor Thiago Rocha ainda disse que são vistos muitos quadros de edema na região das pernas e de trombose venosa. Além disso, frisou que são administrados remédios para a retirada da trombose e que o paciente é colocado para andar pelo quarto, para evitar que a doença volte.

Morre Erasmo Carlos aos 81

Apesar de ser confirmado o óbito do artista, o hospital em que ele estava internado ainda não confirmou o motivo do falecimento. Fãs e admiradores de Erasmo Carlos lamentam a sua perda através de homenagens.