Muitas gestantes questionam o que é e quais os sintomas da nidação, um processo que acontece no início da gestação. Essa situação causa alguns sinais incômodos para as gestantes.
A nidação nada mais é do que o processo em que se implanta o óvulo fecundado na parede do endométrio. Esse é um dos estágios iniciais da gestação, podendo resultar em sangramento que é fora do período regular da menstruação.
O que é a nidação
O processo, chamado nidação, ocorre quando o óvulo fecundado migrou para o útero e acontece tanto em gravidez de método natural, quando em tratamentos de reprodução humano. Da formação do zigoto, até a chegada no endométrio, pode-se levar uma semana.
A nidação pode ser confundida com escapes que ocorrem fora do período da menstruação, sendo que a mulher precisa detalhar tais situações ao médico. O sangramento pode ter fluxo pequeno e cor que varia de rosado até o marrom.
Sintomas da nidação
É importante ressaltar que um dos sintomas da nidação é o sangramento. Toda mulher passar por esse processo na gravidez, porém, o fluxo de sangue pode não ocorrer em todos os casos. Na maioria das vezes, esse período é assintomático, ou seja, acontece sem que a mulher perceba que ocorreu. Já algumas pessoas costumam relatar dor pélvica ou as incômodas cólicas. Os sintomas mais típicos da nidação são: enjoos, sonolência e vômitos.
Esse conteúdo tem o objetivo de esclarecer uma das principais dúvidas das gestantes sobre a gravidez e não substitui uma consulta médica. Procure um ginecologista que você tenha confiança para ter esclarecimentos de um profissional, só ele pode lhe dar o diagnóstico correto.