7 sintomas de câncer do colo do útero que jamais devem ser ignorados pelas mulheres

Esse artigo vai elencar sintomas que estão associados a esse tipo de tumor maligno.

PUBLICIDADE

É importante estar sempre atento aos sinais que o corpo dá indicando que alguma coisa não está funcionando corretamente. Aproximadamente há 40 anos, o câncer do colo de útero representava uma grande ameaça de morte para as mulheres. Hoje em dia, o avanço da medicina e das tecnologias que estão disponíveis no mercado ajudaram a diminuir a quantidade de óbitos devido à doença. Apesar de ser necessário ressaltar que ela não deixou de ser uma ameaça.

Pesquisas, avanço tecnológico e a medicina determinou sintomas cruciais que permitem que mulheres detectem a tempo a enfermidade. Desta maneira, é possível fazer o tratamento de forma adequada. Por isso, é importante que as mulheres estejam informadas sobre os sinais do câncer e procurem ajuda para uma avaliação no caso de dúvidas.

Sinais de alerta para o câncer do colo de útero

O câncer é uma doença que normalmente ocorre de forma silenciosa. Por isso, é necessário ficar alerta aos sintomas que inicialmente podem parecer comuns, mas são sinais importantes para detectar a tempo a enfermidade.

Dor nas pernas

O inchaço e a dor nas pernas são um dos primeiros sintomas possíveis de detectar nesse tipo de câncer. Isso ocorre devido ao colo do útero inchar e evitar a circulação sanguínea normal, causando assim o edema nessa região.

Fluxo da vagina

Fluxo vaginal é considerado normal quando secretado sem cor, odor e com pouca frequência. O aumento desse fluxo, acompanhados de mau odor e aspecto irregular pode ser um dos sinais da doença, sendo importante a procura de um médico.

Sangramento anormal

A presença de menstruação irregular é vivida por algumas mulheres, sendo necessário a consulta de um médico para uma avaliação. O profissional vai verificar se a irregularidade pode ser considerada normal. Caso o ciclo tenha ocorrido normalmente e depois oscilado, busque agendar uma consulta.

Micção incômoda

O desconforto ao urinar é normalmente associado a infecções urinárias, mas quando ocorrem de forma duradoura é importante checar para saber se não está ligado a um quadro mais grave.

Micção irregular

Além de ser algo que causa desconforto, as alterações no hábito de urinar pode ser indício de uma doença como o câncer. Caso comece a apresentar incontinência, ir ao banheiro com maior frequência que o normal ou perceber uma descoloração, busque a avaliação de um profissional

Dor durante a relação íntima

Se você começar a ter desconforto ou dores durante na relação com o parceiro é necessário buscar ajuda de um médico, pois pode ser sintoma de um tumor maligno no colo do útero.

Dor pélvica

Esse tipo de dor costuma acometer a mulher durante o período do ciclo menstrual. No entanto, quando elas se tornam frequentes e com maior durabilidade é preciso consultar o médico.

Caso apresente alguns dos sintomas citados, procure ajuda de um médico. Vale ressaltar que somente o profissional é capaz de dar o diagnóstico e prescrever o tratamento correto.