Entorse: o que é e qual o tratamento da lesão sofrida pelo jogador Neymar na estreia da Copa do Mundo

O jogador sofreu a lesão no tornozelo durante o jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

O Brasil se deu muito bem na primeira disputa rumo ao Hexa. A seleção brasileira fez a sua estreia na Copa do Mundo do Catar nesta quinta-feira, 24 de novembro e o placar do jogo ficou em 2 a 0. No entanto, a euforia da vitória acabou sendo ofuscada pela preocupação em relação ao atacante Neymar.

O craque da seleção canarinho acabou sofrendo uma lesão durante o jogo do Brasil contra a Sérvia. Ele foi substituído no segundo tempo após uma dividida com o lateral sérvio Milenkovic. A lesão do camisa 10 é considerada comum no esporte, porém pode ser necessária uma recuperação mais lenta.

O que é entorse?

Segundo a informação da SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a lesão do atacante brasileiro, a entorse, ou torção no tornozelo, é um problema que acontece quando há um movimento lateral do pé numa intensidade fora do normal. A condição pode ser classificada em três níveis.

O grau 1 acontece quando existe um estiramento ligamentar. No grau 2, ocorre a lesão ligamentar parcial. Já o grau 3 é classificado quando existe uma lesão ligamentar total. Dependendo do caso, os médicos ortopedistas também orientam a realização de exames complementares, especialmente se houver dor em pontos ósseos específicos. A preocupação também deve acontecer se o paciente fica impossibilitado do apoio de marcha por pelo menos quatro passos.

Tratamento

Geralmente, o tratamento da entorse gira em deixar o paciente em repouso por aproximadamente três dias. Enquanto isso, é aplicada compressas de gelo e elevação do tornozelo. Essas medidas auxiliam a aliviar o inchaço provocado pela torção. Também pode ser indicado o uso de anti-infamatórios e fisioterapia.

A retomada das atividades precisa ser feita de forma gradual, para evitar um possível agravamento do caso. Além do jogador Neymar, o lateral-direito da seleção brasileira, Danilo, também deixou o jogo com uma torção no tornozelo.