Câncer de pele: 4 sinais da doença que muitos desconhecem e jamais devem ser ignorados

A enfermidade tem alta taxa de cura, especialmente quando é detectado no princípio.

PUBLICIDADE

O câncer de pele é uma das doenças que tem aumentado de forma alarmante nos últimos anos. Por isso, é importante estar atento aos sintomas iniciais que podem indicar esse tipo de tumor maligno. A condição costuma atingir com maior frequência pessoas com idade acima de 50 anos, porém também pode aparecer em pessoas mais jovens.

O aparecimento está associado a exposição continua a radiação que é emitida pelos raios solares. No entanto, o câncer de pele pode ocorrer em virtude de mutações do DNA das células epiteliais. É um dos cânceres mais comuns, a taxa de mortalidade teve uma redução significativa graças a evolução dos tratamentos e por ser mais fácil o diagnóstico hoje em dia.

Contudo, é primordial saber reconhecer os sinais da doença o quanto antes, pois esse é o fator chave para evitar que se torne uma doença agressiva.

Aparecimento de sinais e pintas

É importante estar atento ao surgimento de novas pintas e sinais no corpo, especialmente se tiver formato irregular, pois pode ser um sintoma de câncer de pele. Eles facilmente chamam atenção já que surgem de repente e apresentam características especificas, como tamanho, textura e cor.

Feridas que não cicatrizam

Se perceber um ferimento que tem dificuldade de cicatrização é melhor ficar alerta. Quando as células estão saudáveis, a regeneração acontece rapidamente. Caso isso não ocorra, pode indicar algo mais sério como um tumor maligno.

Pigmentos de manchas que se espalha

O surgimento de manchas pode acontecer por vários fatores externos ou internos, porém, a forma que se desenvolvem pode ser determinante para saber se é um câncer ou não. Por exemplo; quando pigmentos de suas bordas acabam se espalhando pela pele de forma circundante. Esse sinal pode indicar alteração na atividade das células ao redor.

Inflamações ou vermelhidões

Células malignas dão início a reações inflamatórias que podem se tornar visível tanto no sinal e pintas quanto em outras partes da pele. Portanto, se notar que além da borda a pinta vem acompanhando de vermelhidão e sintomas similares de irritação, busque um médico para avaliação.