O mundo enfrenta a pandemia há mais de dois anos e, a essa altura, a maioria das pessoas já conhece os sintomas mais comuns da Covid-19. Entre eles estão: tosse constante, dor na garganta, febre, congestão nasal e exaustão no corpo todo. No entanto, existe um pequeno subconjunto de pessoas que acaba desenvolvendo sintomas que são menos comuns.
Cada enfermidade infecciosa pode apresentar manifestações comuns e incomuns. Com o passar do tempo, os especialistas têm aprendido mais sobre o coronavírus e, assim, conseguem entender melhor o que leva aos sintomas pouco frequentes.
Manifestações confusas são um componente do coronavírus desde o começo da pandemia, como a perda de paladar e olfato. Um estudo acompanhou um grupo de 60 mil pessoas que testaram positivo para o vírus. Uma porcentagem teve zumbido no ouvido, erupções avermelhadas no rosto, perda de cabelo, além de dor nos olhos e nas articulações. Esses foram alguns sinais incomuns da doença.
Língua peluda
As células saudáveis da língua são substituídas de forma rápida, mas, se as mais velhas permanecerem e acumularem uma em cima das outras, forma-se um crescimento excessivo escuro, felpudo e espesso. Alguns pacientes podem ter sensação de queimação dentro da boca. O indivíduo pode usar um raspador de língua ou mesmo a escova de dentes para fazer a limpeza e evitar esse acúmulo.
Em algumas situações raras, pacientes com coronavírus podem acabar desenvolvendo uma candidíase oral. No geral, o tratamento é feito com remédio antifúngico e dura em torno de 10 a 14 dias.
Nervos ‘formigando’
Quando o paciente relata sensação como agulhas e alfinetes na pele, pode ser indicativo de inflamação dos nervos. Também é possível que vírus tenha causado danos nos nervos periféricos. Nesse caso o médico pode prescrever analgésicos para aliviar a dor.
Irritações na pele
Pacientes com Covid podem desenvolver erupções cutâneas. A pessoa pode apresentar inchaços com coceira e bolhas.
Perda de cabelo
Sofrimento emocional ou físico pode causar queda de cabelo. Contudo, os médicos não sabem se o problema está ligado ao vírus ou ao estresse provocado pela doença.
Dedos de Covid
A condição tem como característica erupção e bolhas parecidas com queimaduras deixando os dedos fazendo com que fiquem roxos e inchados. O tratamento é feito com uso de corticoides prescritos pelo médico.