Derrame ocular: o que é, causas e sintomas da condição que acometeu a cantora Joelma

A artista falou sobre os problemas graves de saúde que enfrentou, sem revelar ao público na ocasião.

PUBLICIDADE

A cantora Joelma fez um desabafo e comoveu o público ao relatar graves problemas de saúde. Ela abordou o assunto durante uma apresentação que aconteceu no final de semana. A famosa contraiu Covid-19 cinco vezes e acabou ficando com a saúde abalada por causas de sequelas da enfermidade.

“Eu tive três derrames oculares. Algumas paradas cardíacas. Isso ninguém sabe, eu passo sozinha. Mas Ele é minha força. Nele eu posso todas as coisas”, disse a artista. Muita gente pode não saber, mas a cantora Joelma é evangélica. Algumas pessoas não sabem o que é um derrame ocular e quais os sintomas da condição

O que é derrame ocular

O derrame ocular, conhecido também como hiposfagma, ocorre quando há um rompimento de minúsculos vasos sanguíneos que ficam localizados na região conjuntiva. A conjuntiva é uma película transparente que recobre aquela parte branca dos olhos. Quando ocorre desses vasos se romperem, o paciente fica com uma mancha de sangue vermelha, por causa dos vasinhos.

A condição é considerada comum e não causa danos no interior do olho. Portanto, não provoca problemas na visão, provocando apenas uma mancha avermelhada. Geralmente, na maior parte dos casos, a cura ocorre de forma natural, sem a necessidade de um tratamento específico.

Causas do derrame ocular

Alguns problemas de saúde podem colaborar para ocorrência do derrame ocular. Entre eles estão: pressão arterial alta, pancada nos olhos, esforço físico excessivo, fazer força de mais para evacuar, medicação para coagulação sanguínea, tosse e espirro persistente, lesões por coçar ou esfregar, grave infecção no olho e episódios de vômitos.

Sintomas

O sintoma principal da condição é a mancha avermelhada nos olhos. É importante frisar que, na maior parte dos casos, o paciente não sofre nenhuma alteração na visão. Contudo, há relatos de pessoas que ficaram com a sensação de ter alguma coisa no olho. Vale frisar a importância de consultar um oftalmologista para uma avaliação.