O que é cuidado paliativo? Pelé é submetido a tratamento após quimioterapia não surtir efeito

Ex-jogador Pelé se encontra em estado paliativo após internação em hospital de São Paulo.

PUBLICIDADE

O ex-jogador de futebol Pelé está internado no Hospital Albert Einstein desde a última terça-feira (29). O jornal Folha de S. Paulo apurou seu atual estado de saúde e no momento foi informado que ele se encontra em cuidados paliativos.

No último boletim médico, divulgado pela unidade de saúde que fica em São Paulo, consta que o eterno craque da Seleção Brasileira mantém as suas principais funções vitais. Porém, segundo as apurações do referido jornal, seu quadro se agravou desde então.

Cuidados paliativos em Pelé

Os cuidados paliativos, como os submetidos a Pelé, foram inicialmente pensados apenas para o tratamento do câncer. Atualmente, ele engloba qualquer patologia que ameace a vida do paciente, quando é diagnosticada que seja é incurável ou progressiva.

O principal objetivo desse tipo de tratamento é oferecer ao doente uma melhor qualidade de vida, assim como dos familiares que cuidam dele, através de prevenção e de alívio de sofrimento. Existem várias formas de deixar o estado clínico o mais confortável a todos os envolvidos.

Um dos principais pontos de atenção está na humanização do tratamento, agindo no plano terapêutico emocionalmente, socialmente, fisicamente e até espiritualmente. A ideia é que todos esses campos estejam em harmonia para que todos se sintam bem.

Equipe avalia o melhor tratamento paliativo

A equipe de saúde que atende o paciente avalia qual o melhor lugar para que os cuidados aconteçam. O suporte é fornecido para a família e é de suma importância que os sintomas sejam avaliados de forma rotineira. Os cuidados acontecem de forma integrada com toda equipe médica e multiprofissional que vai de médico a assistente espiritual, em alguns casos.